Imprimir

Notícias / Artes visuais

Artistas protestam e Prefeitura de Cuiabá promete realocar obra de Wlademir Dias e anuncia ‘Mesa dos Boêmios’

Da Redação - José Lucas Salvani

O monumento de Waldemir Dias-Pino, que ficava localizado na praça 8 de Abril, deve ser realocado, e uma "Mesa dos Boêmios", que vai homeagear nomes da noite cuiabana, será instalada no espaço. A obra do poeta visual foi removida em razão da reforma do local. Após sua reinauguração na segunda-feira (23), algumas pessoas questionaram o paradeiro da obra do artista que faleceu em agosto de 2018, no Rio de Janeiro.

Leia mais:
Com playground e academia ao ar livre, Praça 8 de Abril será reinaugurada

O advogado e escritor, Eduardo Mahon, foi um dos artistas que questionaram a remoção da obra de Dias-Pino. No Facebook, ele pontua a importância de artista plástico para o seu meio, como também relembrou sua influência no concretismo e criação do movimento Intensivismo. “Vou torcer para recolocarem a obra de Wlademir como forma de garantir essa merecida lembrança”, comenta em uma das publicações.

Procurada pela equipe do Olhar Conceito, a Secretaria de de Serviços Urbanos de Cuiabá informou que a peça está guarda e pode retornar para a 8 de Abril. Ainda há a possibilidade do monumento ser realocado para outra praça de Cuiabá, mas no momento não há nada definido. Nenhum dano a obra foi causado durante sua remoção.

Também artista plástica, Ruth Albernaaz, questionou no Facebook sobre o painel pintado pelo artista Adir Sodré presente em uma das paredes na praça e pediu por uma restauração, no dia 18 de dezembro. Ao site, a assessoria da Prefeitura de Cuiabá informou que “não havia” mais o painel e que irá dar mais detalhes posteriormente.

Mesa dos Boêmios

Durante uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (23), o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) informou que será instalada a “Mesa dos Boêmios” na praça 8 de Abril. Sem nenhum nome definido ainda, a ideia inicial é colocar cinco estátuas de pessoas importantes para a boemia da noite cuiabana.

“Com uma parceria com o Choppão, nós vamos criar criar a ‘mesa dos boêmios’, com cinco estátuas dos mais mais emblemáticos boêmios da noite cuiabana. A sexta será a minha, quando eu morrer”, brincou.

Confira a nota da Secretaria de Serviços Urbanos na íntegra.

A respeito do monumento criado pelo poeta e artista plástico Wlademir Dias-Pino, a Secretaria de Serviços Urbanos, informa que:

- A peça está guardada e em segurança. 
- A obra deverá ser realocada em outro ponto dali ou levada a outra praça do Município. 
- Todos os cuidados necessários para que a retirada não causasse nenhum dano ao material foram tomados.
Imprimir