Imprimir

Notícias / Dr. Juliano Slhessarenko - Cardiologia

Doenças cardíacas: especialista cita sintomas que os jovens ignoram

da Redação - Isabela Mercuri

A doença arterial coronariana (DAC) é muito rara em jovens com menos de 17 anos, mas começa a surgir depois que os homens têm idade suficiente para votar.  Nos EUA, a idade média para um primeiro ataque cardíaco em homens é de 65 anos. É por isso que a doença arterial coronariana é considerada uma doença dos idosos.  Mas, de 4% a 10% de todos os ataques cardíacos ocorrem antes dos 45 anos, e na maioria dos casos, são os homens os atingidos. 

Leia também:
Cardiologista responde: Quão ruim é o açúcar para o seu coração e corpo?
 
É um lembrete: os homens não devem ignorar os sintomas de alerta apenas porque são "jovens demais" para sofrer de doenças cardíacas.  E como a aterosclerose pode - e começa - na juventude, a prevenção deve começar cedo na vida antes que os problemas se desenvolvam.
 
O que causa doenças cardíacas em adultos jovens?
 
Nos homens mais velhos, quase todos os ataques cardíacos são causados ​​por bloqueios ateroscleróticos nas artérias coronárias. A doença arterial coronariana (DAC) convencional também predomina em adultos jovens, representando cerca de 80% dos ataques cardíacos.  Cerca de 60% desses pacientes jovens têm doença de apenas uma artéria coronária, enquanto os pacientes mais velhos têm maior probabilidade de ter doença em duas ou três artérias.
 
Como o DAC é a causa mais importante de ataques cardíacos precoces, ele merece mais atenção.  Mas as outras causas também devem ser consideradas.  Em números amplos, cerca de 4% dos ataques cardíacos em adultos jovens são desencadeados por anormalidades inatas da anatomia da artéria coronária.  Cinco por cento podem ser atribuídos a coágulos sanguíneos que se originam em outros lugares e são transportados na corrente sanguínea para artérias coronárias normais, onde bloqueiam a artéria.  E em outros 5%, vários distúrbios do sistema de coagulação do sangue aumentam o risco de formação de coágulos em todo o sistema circulatório, inclusive nas artérias coronárias.
 
Uma ampla gama de problemas são responsáveis ​​pelos 6% restantes de ataques cardíacos em adultos jovens.  Eles incluem espasmo ou inflamação das artérias coronárias, radioterapia para tumores no peito, trauma no peito e abuso de cocaína, anfetaminas ou outras drogas. Cada um desses problemas é trágico por si só.  Mas, como é comum e evitável, a aterosclerose é a maior tragédia de todas.
 
Morte súbita em adultos jovens
 
Quando um jovem morre repentinamente, um ataque cardíaco geralmente recebe a culpa. Mas um estudo de 126 mortes súbitas em recrutas militares americanos com idades entre 18 e 35 anos conta uma história diferente.  Apenas cerca de metade dessas mortes trágicas ocorreu devido a qualquer tipo de doença cardíaca e dessas, apenas 28% apresentaram aterosclerose coronariana. 
 
Essa ainda é uma prevalência chocante nessa população jovem, mas é ofuscada por outros tipos de doenças cardíacas, incluindo anormalidades congênitas da anatomia da artéria coronária (33%), inflamação do músculo cardíaco (20%) e anormalidades estruturais do músculo cardíaco (13%).  Uma variedade de outras anormalidades cardíacas foi responsável ​​por alguns casos adicionais.
 
Outros estudos de todo o mundo relatam resultados semelhantes.  Os cientistas presumem que distúrbios silenciosos e não detectados do ritmo cardíaco do coração são responsáveis ​​por muitas das mortes repentinas em pacientes com corações estruturalmente normais.  Outras causas incluem abuso de drogas, coágulos sanguíneos que viajam para os pulmões e hemorragias cerebrais.
 
Crianças e tabaco
 
Em todas as idades, o tabagismo é o colaborador mais poderoso da aterosclerose, e as pesquisas continuam aumentando a evidência de que a exposição ao fumo passivo também é um importante culpado.  O tabagismo passivo é perigoso para as crianças; as crianças que foram expostas à fumaça ambiental durante a vida diária demonstraram comprometimento significativo da capacidade de suas artérias aumentarem quando seus tecidos precisavam de mais sangue. 
 
Permanecendo jovem no coração
 
Embora a aterosclerose geralmente comece na juventude, seu impacto clínico cresce constantemente ao longo dos anos.  Como resultado, um americano de 50 anos de idade tem um risco em dois de desenvolver doenças cardíacas durante o resto de sua vida.  Isso ocorre porque fatores de risco cardíaco estão presentes em muitos homens americanos. 
 
Em um estudo com 3.564 homens, o Framingham Heart Study avaliou o impacto cardíaco de seis principais fatores de risco: colesterol total alto, HDL baixo ("bom"), pressão alta, diabetes, obesidade e tabagismo.  Um homem que está livre dos seis tem um risco notavelmente baixo de 5% de desenvolver doenças cardiovasculares aos 95 anos. Por outro lado, o risco de um homem com dois ou mais fatores de risco é de 69%.  Além disso, um homem sem risco pode esperar mais 11 anos de vida do que um homem com dois ou mais fatores de risco.
 
A ignorância é uma benção?
 
Os cientistas sabem que muitos fatores aumentam o risco de doença cardíaca;  infelizmente, porém, muitos jovens adultos não têm noção.  Uma pesquisa com mais de 4.000 indivíduos saudáveis, com idade média de 30 anos, constatou que mais de 65% não conseguiram identificar nenhum dos seis principais fatores de risco cardíaco.
 
 As perspectivas para pacientes jovens com ataque cardíaco
 
 Em qualquer idade, um ataque cardíaco é um evento muito sério.  Parece lógico que a perspectiva seria particularmente terrível para um paciente acometido no início da vida.  Mas a previsão se mantém?
 
A perspectiva de curto prazo para vítimas de ataque cardíaco com menos de 45 anos é realmente melhor do que para pacientes mais velhos, talvez porque geralmente tenham doença uniarterial e músculo cardíaco bem preservado.  Mas um ataque cardíaco é apenas a ponta do iceberg da aterosclerose e, sem intervenções dramáticas, é provável que a doença progrida.  Em um estudo com homens que tiveram um ataque cardíaco com idade média de apenas 36 anos, 30% morreram em 15 anos.  Em outro estudo com homens e mulheres que foram atingidos antes dos 40 anos, apenas 1% morreu em um ano, mas 25% morreram em menos de 15 anos.

Imprimir