Imprimir

Notícias / Arquitetura, décor e design

Arquitetos dão dicas para otimizar e decorar espaços em apartamentos alugados

da Redação - Isabela Mercuri

Quando alugam um apartamento, muitas pessoas acreditam ser uma perda de tempo e dinheiro investir na decoração e, pior ainda, contratar um arquiteto. No entanto, os detalhes têm o poder de modificar os espaços deixando-os com ‘a cara’ do morador, e transformando a casa em lar. Para os arquitetos Flávia Barbosa Novelo, 28, e Cassio Amaral Mattos, 31, é possível otimizar apartamentos alugados seguindo algumas dicas simples.

Leia também:
Primeira ‘imobiliária boutique’ de MT traz corretora premiada para palestra sobre imóveis na Flórida

Segundo Cássio, a primeira coisa que os clientes pedem, nestes casos, são projetos baratos e que sejam “a cara deles”. “A coisa mais difícil de se fazer é você colocar exatamente a atmosfera que você quer com o orçamento pequeno, principalmente se você for fazer tudo de uma vez”, afirma.

A primeira dica, então, é ir aos poucos. “Se for fazer gradativamente, aos pouquinhos você vai comprando uma peça aqui, outra ali, encomenda uma na internet ali, e vai montando. Mas se você quiser tudo de uma vez, vai ter que colocar a mão no bolso”.

Estilos e móveis

Exemplo de móvel avulso

Antes de ir até a loja escolher os produtos, o essencial é saber o que se quer. “Primeiro você tem que definir uma linha de raciocínio pro seu apartamento”, aconselha Cassio. “Você quer uma coisa neoclássica, ou coisa clássica, industrial, escadinava...? Porque baseado nessa linha você vai colocando os móveis pra se encaixar ali. Se não vai virar uma colcha de retalhos, e nada se comunica”. Para buscar inspirações, ele sugere o Pinterest ou mesmo o Google e, a partir da pesquisa, seguir a mesma linha em todos os cômodos da casa.

Em relação aos móveis, o primeiro passo para decorar um apartamento alugado é deixar de lado a moda dos planejados. “No caso do apartamento próprio você pode fazer um projeto, colocar móveis fixos, não precisa levar para outro lugar. Já no apartamento alugado precisaria ser móveis modulados, o que facilitaria reutilizar”, afirma Flávia.

A opção é comprar móveis soltos, ‘à moda antiga’, que poderão se adaptar a diferentes ambientes. Mas cuidado com as cores: “Comprar móveis de cores neutras, porque às vezes está combinando ali, mas se você muda de casa e quer levá-lo, se ele for de cor neutra, ele combina com outras coisas e é mais fácil de você usar”, completa Cassio. “Aquele com uma cor muito específica, depois junta com outra cor muito específica, e não fica harmônico”. Por fim, é indicado comprar os móveis de cada cômodo combinando, porque em uma mudança, fica mais fácil de reproduzir o ambiente em outro lugar.

Cor das paredes

Os inquilinos geralmente podem pintar as paredes da casa, desde que pintem novamente quando forem se mudar. Por este motivo, as principais dicas dos arquitetos são em relação às cores escolhidas, que podem ter mais importância do que se imagina.

Segundo Flavia, para pessoas agitadas não é indicado usar cores quentes, como amarelo, vermelho e laranja. Os que têm tendência à tristeza devem evitar as cores frias, como azul e verde. “No caso, se [a pessoa] gosta muito, deve investir nos objetos, colocar em quadros, almofadas...”, afirma.

As cores podem, inclusive, influenciar nas sensações. “Cores como amarelo, laranja e vermelho despertam a fome. Então se você não quer despertar sua fome o tempo todo, não é legal ir para essas cores”, completa Cassio.

Se a pintura pode dar muito trabalho ou dor de cabeça, outra dica é usar papel de parede ou adesivos, que tem preços variados e podem ser trocados sempre que o morador desejar.

Parede adesivada em quarto infantil

Iluminação

A iluminação é uma parte mais complicada em casas alugadas, já que muitas vezes não é possível mexer no forro. Mesmo assim, alguns toques podem mudar o ambiente. “Dá pra acrescentar abajures e luminárias de piso”, explica Flávia. “E trocar a lâmpada por uma iluminação mais quente, que vai ficar mais aconchegante”.

Segundo Cássio, outras dicas são usar arandelas, trilhos de lâmpadas no forro e dimerizadores, que controlam a intensidade da luz. “Hoje está muito na moda as lâmpadas RGB, que você pode trocar as cores. E você acaba fazendo ambientes agradáveis pra você e sua visita”, acrescenta.

Piso

Até mesmo o piso é possível modificar sem a necessidade de reforma e ‘quebra-quebra’. A dica dos arquitetos é usar piso vinílico ou laminado, que podem ser colocados por cima do existente. “O vinílico é bem fininho, de PVC, e imita madeira”, explica Flávia. “Ele pode ir por cima do piso, se estiver bem regulado. E o laminado imita madeira, mas ele faz mais barulho. No caso, tem que colocar uma manta por baixo pra não fazer barulho pro vizinho, e dá para tirar e levar embora. São de encaixe”.

Decoração

Móveis neutros e detalhes nos quadros e almofadas

O mais fácil de tudo, no entanto, é investir somente na decoração: adornos, tapetes, quadros, pequenos enfeites, que podem ser levados embora quando o inquilino se mudar. Para escolher, existe o trabalho de consultoria – oferecido também pelos arquitetos – e assessoria em compras, que fica mais barato do que contratar um projeto por completo. Segundo os profissionais, também é possível projetar somente os cômodos ‘mais importantes’ da casa – tudo isso, no entanto, é descoberto após uma primeira conversa.

Flávia e Cassio (Foto: Olhar Conceito)

Para conhecer mais os trabalhos da dupla de arquitetos, acesse o INSTAGRAM.
Imprimir