Imprimir

Notícias / Política Cultural

“Estamos dando uma atenção especial aos municípios, esse edital é uma prova disso”, afirma secretário

da Redação - Isabela Mercuri

O secretário-adjunto de cultura, Paulo Traven, afirmou que o edital Afluentes MT é uma prova de que o estado está dando atenção especial aos municípios. Até o dia 13 de março, ações culturais de todas as cidades podem se inscrever no projeto.

Leia também:
Governo do Estado pagará R$900 mil em prêmios para projetos culturais dos municípios

Segundo Traven, uma comissão avaliadora vai selecionar os projetos mais bem elaborados, e o governo fará um convênio direto com a prefeitura inscrita. “O edital Afluentes MT foi criado para incentivar os municípios a fazerem seu planejamento na área da cultura e criarem o CPF da Cultura (Conselho, Plano e Fundo Municipal de Cultura). Aqueles municípios que já se organizaram terão uma vantagem, sairão 30 prontos na frente dos concorrentes. E os municípios que ainda não se organizaram, claro, também poderão participar”, explica Traven.  

Serão selecionadas dezoito iniciativas, de todas as regiões do estado, e cada uma delas receberá o prêmio de R$50 mil. Ao todo, serão $ 900 mil investidos em projetos culturais de vários seguimentos: artes Cênicas (teatro, dança e circo), Artes Visuais (pintura, desenho, gravura, escultura, fotografia, instalação, artesanato), Música, Literatura, Audiovisual e/ou Cinema.

O edital ainda vai contemplar projetos voltados às Culturas Populares e Tradicionais, Cultura LGBTQIA+, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Culturas Indígenas, Patrimônio Cultural e Bibliotecas, dentre outras.

“Serão premiados três projetos em cada uma das seis regiões de Mato Grosso. As prefeituras podem fazer seus projetos em qualquer linha de pensamento na área da cultura. Nossa motivação é valorizar esse trabalho prévio do Plano Municipal de Cultura, realizado pelas prefeituras, e incentivar as que ainda não se organizaram”, ressalta Paulo Traven, secretário adjunto de Cultura, Esporte e Lazer.  

As inscrições devem ser realizadas via protocolo na Secel-MT, em Cuiabá, no horário comercial, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Ou ainda, via correios, de acordo com as orientações do EDITAL.

Os projetos selecionados deverão ser executados pelo órgão gestor da cultura no município (Secretaria, Departamento, Coordenadoria Municipal de Cultura), que serão os responsáveis legais pela elaboração e execução dos projetos inscritos.

Serviço

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) está localizada na avenida José Monteiro de Figueiredo (Lava Pés), 510, bairro Duque de Caxias, Cuiabá-MT, CEP: 78043-300. O horário de funcionamento do protocolo é das 8h às 12h – 14h às 18h. Para mais informações sobre o edital: (65) 3613-0233.
Imprimir