Imprimir

Notícias / Artes visuais

História dos carnavais de Cuiabá é contada em exposição fotográfica no Misc

Da Redação - Bruna Bom

Tempos de desfile na Getúlio Vargas, de carnavais de marchinha, de blocos que se espremiam entre as paredes de casarões no Centro Histórico. Tempos de Jejé e de Liu Arruda e tantos outras personalidades da cultura cuiabana. Estes momentos podem ser revividos na exposição “Carnavais dos Carnavais” em exibição no Museu da Imagem e do Som, até o dia 15 de março. A entrada é gratuita.

Leia mais:
Voluntários vendem abadás e revertem fundos para aquisição de cadeiras de roda e combate aos incêndios em Chapada


“É uma exposição que valoriza a cultura do carnaval de rua de Cuiabá, que vem de muito tempo e que tem que ser reverenciada. Uma homenagem a todos que contribuíram no fomento à cultura cuiabana e a manter essa tradicional folia viva em Cuiabá”, comentou o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo.

São 60 fotografias que reconstroem os momentos marcantes dos carnavais de Cuiabá, desde a década de 1970 até o fim da década de 1990. O material é parte do acervo fotográfico do próprio MISC e foi cuidadosamente selecionado pelo coordenador do Museu, Cristóvão Luiz, em homenagem a uma das festas mais tradicionais do Brasil e também de Cuiabá.

“É uma forma de preservação da memória, então quando você ouve falar do Sayonara, Dom Bosco e Clube Feminino é uma viajem pelas fotografias. A parte boa disso tudo é ter gente de 90 anos que passa por aqui e conta histórias, diz lembrar. As pessoas viajam no tempo e reconhecem familiares”, explicou o coordenador do MISC.

Além das fotos, também estão à disposição para visita do público, máscaras e fantasias preservadas. O Museu do MISC funciona de segunda à sábado, das 8h às 18h.

Serviço:

O que: Exposição fotográfica “Carnavais dos Carnavais”

Quando: até o dia 15 de março, das 8h às 18h, de segunda a sábado

Onde: Museu da Imagem e do Som (MISC)
Imprimir