Imprimir

Notícias / Comportamento

Primeira superlua do ano iluminará o céu na próxima semana

Da Redação - Bruna Bom

Na próxima segunda-feira (9), a noite será iluminada pela maior e mais brilhante das luas. Isso porque, nessa data, a primeira superlua de 2020 iluminará o céu. Apesar de não se tratar de um fenômeno excepcional para a astronomia, ela é uma ótima oportunidade para apreciar o satélite natural do planeta terra.

Leia mais:
Treinamento de defesa pessoal é oferecido à mulheres em chapada; veja como se inscrever

De acordo com o site Patriot News, essa será a primeira de três superluas consecutivas que acontecerão em 2020. A segunda acontece em abril, no dia 8, e a terceira no dia 7 de maio. Uma superlua pode parecer 7% maior e 30% mais brilhante do que em outros dias.

A superlua ocorre porque a o órbita da lua não é uma circunferência perfeita. Dessa forma, há um ponto em que ela sempre fica muito próxima da terra, chamado de perigeu. Quando o perigeu coincide com a fase cheia da lua, o que nem sempre acontece, ela fica mais próxima e mais brilhante.

Desta vez, a lua estará a uma distância aproximada de 357,1 mil quilômetros da terra. No dia 8 de abril, a distância será ainda menor, com cerca de 356,9 mil quilômetros de distância.
Imprimir