Imprimir

Notícias / Comportamento

Saiba como cultivar sua própria horta mesmo em apartamentos pequenos

Da Redação - Bruna Bom

Alimentação saudável, comida orgânica, pratos frescos. Quem nunca pensou em ter uma horta para chamar de sua? saiba que este não é um privilégio apenas de quem mora no campo, ter uma horta em apartamento pode ser mais fácil do que você imagina. Além de muito prazeroso e saudável, basta um cantinho arejado com um pouco de luz para cultivar temperos frescos, hortaliças e até legumes.

Leia mais:
Plantas de apartamentos da MRV são apresentadas em realidade aumentada
 
Antes de mais nada, é preciso levar em consideração que, para ter uma horta, é necessário encontrar um lugar onde haja luz solar, já que a maioria dos temperos e hortaliças precisam de, no mínimo, cinco horas de sol por dia. Varandas e lavanderias são ótimos lugares para começar.
 
Para quem mora em apartamentos pequenos e não deseja abrir mão do espaço de circulação, a dica é aproveitar as paredes e apostar em estruturas verticais, assim é possível maximizar a área verde. Mas, caso você não tenha lugares disponíveis nas paredes, não precisa se preocupar, nem mesmo desistir. Um aparador, ou estante, com pouca profundidade, próximo à janela mais ensolarada da casa já é o ideal.
 
Agora que você já elegeu o cantinho para acolher a horta, é preciso saber como e por onde começar. Você irá precisar de vasos, jardineiras ou recipientes, substrato para o plantio, argila expandida para colocar embaixo dos vasos e das mudas.

Lembrando que não é necessário sair por aí comprando dúzias e dúzias de vasos, você pode reciclar, reutilizando latas, canecas, potes de sorvete e até garrafas para plantar seus temperos. Mas atenção! Caso sua horta seja vertical, fuja dos vasos de cerâmicas ou outros materiais mais pesados, para evitar que eles caiam e machuque alguém.

Em seguida, utilize uma manta geotêxtil, mais conhecida como bidim, para segurar a terra e evitar que escoe cada vez que o vaso for regado. Depois basta colocar a terra e inserir a muda.

Como cuidar

Ter uma horta é um trabalho simples, porém exige atenção contínua. Basicamente, é necessário cuidar da irrigação e da adubação. Uma dica: para saber quando a planta estiver precisando de água é só colocar o dedo na terra, se ele sair encharcado e sujo de terra é um sinal que está com água além do necessário mas se sair sem nenhuma mancha é porque precisa de irrigação. O meio termo neste caso é o ideal.
 
O que plantar?

Pequenas áreas como apartamentos recebem muito bem o cultivo de temperos e ervas aromáticas como alecrim, hortelã, coentro, cebolinha... Já pensou em preparar uma massa e utilizar o manjericão da sua própria hortinha? Ou ainda, colocar aquele coentro fresquinho na sua mojica?! A hora é agora! Confira abaixo, no guia preparado pela MRV, dicas de cuidado e usos culinários para cada tempero fresco.


Imprimir