Imprimir

Notícias / Dr. Juliano Slhessarenko - Cardiologia

Cardiologista explica dez condições de saúde que podem aumentar o risco de morte por coronavírus

Dr. Juliano Slhessarenko

Cardiologista intervencionista. Doutor em cardiologia pela USP; Atendimento: Clinmed (65) 30559353, IOCI (65) 30387000 e Espaço Piu Vita (65)30567800

Estudos de caso em pacientes que contraíram o novo coronavírus descobriram que pacientes mais velhos e pessoas com condições de saúde preexistentes desenvolvem sintomas mais comuns e com mais frequência.

Leia também:
Pandemia de coronavírus: Quais cuidados devo tomar com o coração?
 
De acordo com um relatório sobre as características dos pacientes do Instituto Nacional de Saúde da Itália divulgado em 17 de março, 99% dos pacientes com COVID-19 que morreram no país tinham pelo menos uma condição preexistente.

Diferentes condições preexistentes - incluindo doenças cardíacas, pressão alta, diabetes e doenças renais - foram encontradas em taxas variáveis ​​entre os pacientes que morreram.
 
Aqui está o que sabemos sobre como vários problemas de saúde podem afetar o COVID-19:
 
Na Itália, 76,1% dos pacientes que morreram de COVID-19 tinham hipertensão ou pressão alta. Quase metade de todos os americanos tem algum nível de pressão alta, o que significa que eles podem ser mais suscetíveis a alguns dos efeitos mais perigosos do coronavírus.

Embora os especialistas não estejam confiantes sobre o motivo pelo qual as pessoas com problemas cardiovasculares correm um risco maior de morrer do vírus, os médicos acreditam que a tensão que o COVID-19 exerce sobre os pulmões também pode sobrecarregar o coração.
 
Pessoas com problemas cardíacos também podem ter sistemas imunológicos mais fracos, e o vírus pode ter um efeito negativo naqueles com placas nas artérias, de acordo com a American Heart Association.
 
Um terço dos pacientes com COVID-19 que morreram na Itália tiveram doenças cardíacas. Qualquer tipo de condição cardiovascular pode deixar um paciente mais suscetível a doenças graves pelo vírus.
 
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças e a American Heart Association recomendam que os pacientes com qualquer problema cardíaco tomem precauções semelhantes a todos os brasileiros: lave as mãos com frequência e com cuidado, desinfecte superfícies de alto toque, fique em casa se e quando possível e mantenha-se  data da vacinação, incluindo uma para a gripe.
 
Cerca de um quarto das pessoas que morreram de coronavírus na Itália tiveram fibrilação atrial. Pelo menos 2,7 milhões de americanos estão vivendo com fibrilação atrial.  É um batimento cardíaco trêmulo ou irregular que pode levar a coágulos sanguíneos, derrame, insuficiência cardíaca e outras complicações relacionadas ao coração.
 
O diabetes foi a segunda condição mais comum entre os pacientes com COVID-19 que morreram: 35,5% tiveram a doença. A condição pode piorar o COVID-19 porque alguns vírus crescem com níveis mais altos de glicose no sangue, e as pessoas com diabetes também têm sistemas imunológicos comprometidos, de acordo com Health.com.
 
Dos que morreram na Itália, 20,3% tiveram câncer ativo nos últimos cinco anos. O câncer e seus tratamentos podem prejudicar o sistema respiratório e tornar uma pessoa imunocomprometida.
 
O estudo descobriu que 18% das pessoas que morreram tinham doença renal crônica. A Sociedade brasileira de nefrologia recomenda que os pacientes com doença renal sigam o mesmo conselho da população em geral: fique em casa sempre que possível, seja cuidadoso com a lavagem das mãos e desinfecção de superfícies e verifique se você tem suprimentos médicos necessários suficientes.
 
Os pacientes em diálise não devem perder seus tratamentos e aqueles que se sentem doentes devem alertar um membro de sua equipe de saúde.
 
A Doença pulmonar obstrutiva crônica - ou doenças pulmonares, como enfisema crônico e bronquite - estava presente em 13,2% das pessoas que morreram. Pessoas com doenças pulmonares como enfisema ou bronquite têm pulmões mais fracos ao tentar combater a infecção respiratória.
 
Quando o COVID-19 infecta uma pessoa  - a doença causada pelo novo coronavírus - viaja pelo corpo, e pode atacar os pulmões. A infecção causa inflamação no revestimento dos pulmões e irritação nos nervos ao seu redor.  O vírus também pode causar inflamação nos sacos de ar no fundo dos pulmões. Isso pode levar a pneumonia - quando os pulmões se enchem de líquido.
 
Os sacos de ar inflamados também impedem os pulmões de receber oxigênio suficiente na corrente sanguínea e remover o subproduto dióxido de carbono. Essa inflamação pode causar falência de órgãos vitais e ser fatal.
 
As pessoas que sofreram um AVC anteriormente representaram 9,6% dos pacientes com COVID-19 que morreram na Itália. De acordo com a Stroke Association, um derrame em si não coloca um sobrevivente em risco imediato de coronavírus. No entanto, muitos dos que sofrem de AVC se enquadram em outras categorias de risco.
 
Você corre um risco maior de complicações se for uma pessoa idosa ou tiver problemas de saúde como diabetes, doenças cardíacas, respiratórias ou renais crônicas. Ter um sistema imunológico reprimido ou fazer alguns tratamentos como esteróides e quimioterapia também pode torná-lo mais em risco.
 
Na Itália, 6,8% dos pacientes com COVID-19 que morreram apresentavam demência.
É provável que a demência em si não aumente o risco de COVID-19 ou sintomas graves, mas características das pessoas com a condição, como ser mais velha ou esquecer de lavar as mãos com frequência e profundidade, podem afetar a trajetória da doença.
 
A Associação de Alzheimer recomenda que os cuidadores de pessoas com demência tomem medidas extras para garantir que seus entes queridos fiquem seguros.  Por exemplo, escreva lembretes sobre a lavagem das mãos em casa e tente guardar medicamentos importantes.
 
A doença hepática crônica foi a décima condição subjacente mais comum entre os pacientes com COVID-19 que morreram. Na Itália, 3,1% dos pacientes que morreram de COVID-19 tiveram a doença. Não está claro como exatamente o COVID-19 afeta o fígado, mas mesmo pessoas com órgãos saudáveis ​​podem estar em risco de lesão hepática pelo vírus.
 
Pessoas com transplante de fígado que tomam medicamentos imunossupressores podem estar em grande risco, mas devem conversar com seus médicos antes de alterar ou interromper qualquer regime de drogas.
 
Pessoas com doenças cardiovasculares e idosos são mais propensos a desenvolver complicações da Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. Segundo dados do Colégio Americano de Cardiologia (ACC), em fevereiro de 2020, 40% dos hospitalizados com resultado positivo para essa infecção apresentavam alguma patologia cardiovascular ou cerebrovascular prévia. Além disso, 6,7% dos pacientes manifestaram arritmia e 7,2%, uma lesão no miocárdio.

De acordo com relatos, além de insuficiência respiratória, o desenvolvimento de insuficiência cardíaca contribuiu para a primeira morte registrada associada ao Covid-19.

Já no Brasil, o primeiro caso confirmado, também no final de fevereiro, é de um homem de 61 anos, hipertenso e cardiopata.
 
Mas como explicar essa maior vulnerabilidade à nova epidemia? De maneia geral, indivíduos com doenças crônicas, como os acometidos por problemas no coração, apresentam deficiência no sistema imunológico. Uma vez infectados, eles correm um maior risco de exibir complicações sérias em relação a uma pessoa saudável.
 
Neste momento é importante ficar em casa e seguir as indicações do Ministério da Saúde. A quarentena pode salvar milhares de vidas. FONTE:www.saude.abril.com.br
Imprimir