Imprimir

Notícias / Dra. Elaine Togoe Kunze - Dermatologista

Dermatologista explica como alegria e tensão são sentidas na pele

Dra. Elaine Togoe Kunze

Nas últimas semanas estamos vivendo com o imprevisível, mudanças repentinas em nossas vidas e bombardeio de notícias tristes e fake news que mexem com nossa ansiedade e psicológico. Exaustão é a palavra certa para o que estamos vivendo. Todo esse ciclo nos leva à alteração do nosso sistema imunológico, diminuindo a nossa defesa corporal e consequentemente diversas patologias sistêmicas e cutâneas (na pele) podem surgir. Entre elas temos herpes zoster, que são lesões causada por um herpes, vírus que fica alojado nos feixes nervosos, e ao diminuir a imunidade este migra para a periferia dos nervos surgindo lesões contagiosas na pele. Temos a urticária e alergias que podem ficar exacerbadas no período de tensão, sem contar a queda de cabelo, unhas enfraquecidas, acne e novas rugas que podem surgir nesse período, e várias outras..

Leia também:
Dermatologista aconselha: Verão chegando? Corre que ainda dá tempo!

Mas enfim... não são mais notícias tristes e tensas que quero trazer para vocês, mas sim, uma forma de promover alegria nesse momento delicado. E alegria nesse momento só favorecerá nossa imunidade. Tenho a certeza que você nunca esteve tão perto da sua família, dos seus filhos, do seu marido, da sua esposa, e o melhor, dentro do seu lar, então aproveite para promover momentos alegres, momentos de risadas, conte piadas, fale do Atari, dos namoros que precisavam de inúmeras fichas de orelhão para durar a ligação, vejam fotos antigas, mostre o quanto usava cortes de cabelo brega e ria muito, cante a música que mais gostava para seus filhos, apresente para eles o que era rock de verdade, mostre a perna de pau que brincava e ria, venha com o papo antigo “vocês nasceram em berço de ouro... na minha época...”. Todos sabem final dessa história, risos...

Dance no meio da sala de pijama, coloque uma música bem alta para o vizinho achar que está dando uma festa de arromba... Se você acha que a diversão encontra-se apenas entre grupos de amigos, aprenda à resgatar momentos divertidos ao lado apenas da sua esposa, ela também quer rir contigo. Abra um vinho ou uma garrafa de água e brinde à união, brinde por poder estar na sua casa com as pessoas que ama. Lembre da vovó e do vovô, faça vídeos, eles amam e vamos todos dar suporte uns aos outros. Reze, saia na janela de onde mora, olhe para o céu e converse com Deus, reze por quem não tem lar, peça por eles, reze por quem já se foi e reze para proteção de todos que estão. Precisamos cuidar da nossa alma.

Deixe o celular acabar a bateria e não carregue tão cedo, um dos segredos é bloquear as notícias ruins, pois tem inúmeras fake news que só fazem cair nossos cabelos, baixar nossa imunidade, gerar energia ruim, pensamentos negativos e consequentemente mais patologias, descontrole na nossa mente e na nossa defesa corporal levando à mais rugas, unhas fracas, acne, ansiedade e doenças de pele auto imune. 

O que precisamos no momento é rirmos, é de alegria. Apreciarmos e aproveitarmos o momento, mesmo usando máscara, álcool gel, dando tchau da sacada, mandando beijo à distância, não vai adiantar ficarmos nervosos, ansiosos e com uma mente acelerada. Precisamos da energia positiva, com equilíbrio, medidas preventivas e surtos não faz bem à ninguém, apenas atrapalham. Os momentos alegres geram positividade, mente feliz gera positividade, positividade gera fé, fé gera equilíbrio e calma, e, equilíbrio e calma geram soluções. Um abraço à todos!! 

*Dra. Elaine é dermatologista membro da Sociedade Brasileira e da Sociedade Americana de Dermatologia. Formada pela Universidade de Cuiabá e com Especialização no Hospital da Gamboa (RJ). Ela escreve para o Olhar Conceito às terças. Telefone para contato: (65) 9990-6706.
Imprimir