Imprimir

Notícias / Gastronomia

Cuiabana apresenta receita de ‘bolo de arroz’ da avó e é campeã do ‘Que Seja Doce’ na GNT

Da Redação - Isabela Mercuri

A cuiabana Lucinety Cássia Godoy, 44, não sabia se a receita do tradicional bolo de arroz de sua avó iria agradar os jurados do programa ‘Que Seja Doce’, da GNT, quando participou da gravação. No entanto, o resultado foi o melhor possível, e foi exibido na última segunda-feira (13), quando ela foi campeã da temporada.

Leia também:
Pancho Villa promove lives para dar apoio cultural a artistas de Cuiabá; primeira terá Arcoverde
 
Lucinety mora em São Paulo há dois anos, onde comanda o ateliê ‘Dona Cereja’, com trabalho de confeitaria e cursos. “[Trabalho] especificamente com a confeitaria há dois anos, porém, sempre trabalhei com a gastronomia”, contou ao Olhar Conceito. “Sou formada em Administração, mas não segui carreira, pois não era o que eu queria. Então cursei Gastronomia no SENAC/Cuiabá, me formei em 2008”.
 
Desde muito antes, no entanto, Lucinety já vivia na cozinha aprendendo as receitas com sua avó Filó. Foi com ela que a neta aprendeu a fazer o bolo de arroz cuiabano, que ganhou o paladar dos jurados Carole Crema, Roberto Strongoli e Lucas Corazza.
 
A escolha pelo quitute se deu por conta do tema, ‘Viajando nos sabores’, em que os doces deveriam ter alguma relação com a memória afetiva dos participantes. “Estava confiante, porém o bolo de arroz é regional e corria o risco dos jurados não gostarem. Arrisquei assim mesmo, pois um dos meus objetivos era homenagear a minha avó e minha prima Dayse Campos, que também faz parte da minha trajetória na gastronomia”, lembra.

Bolo de arroz cuiabano (Foto: GNT)
 
A resposta dos jurados não poderia ser melhor. “Aquele bolo de arroz... na simplicidade que ele estava ele estava impecável”, disse Carola Crema. “Trouxe frescor pra mesa, trouxe aquela textura cremosa por dentro, douradinha e quase que uma textura de fritura, e estava assado...”, surpreendeu-se Lucas Corazza.
 
As gravações do programa foram em setembro de 2019. Antes de participar, a cuiabana teve que se inscrever e enviar um vídeo, além de fazer entrevista e passar pela seleção dos participantes. Depois, passou por todas as fases do episódio, até ser campeã.
 
“Estou  processando tudo isso. Participar e ainda vencer todas provas foi surreal, profissionalmente recebi muitas propostas, estou analisando todas no momento”, conta. Neste momento de isolamento, a confeiteira aproveita para estudar gastronomia e, assim que puder, quer ir para a França para uma ‘viagem gastronômica’.
 
Assista ao episódio do ‘Que Seja Doce’ AQUI. O programa é um reality show de competição com 30 episódios, em que três doceiros lutam pelo prêmio de ‘melhor do dia’. O corpo de jurados é formado por Lucas Corrazza, Carole Crema e Robero Strongoli. O primeiro é um doce cartão de visitas que o confeiteiro traz pronto de casa, o segundo desafio é eliminatório e repleto de dinâmicas surpresas. No terceiro se consolida a escolha do melhor confeiteiro. Ao final da série, os 30 doceiros vencedores terão suas receitas publicadas em um livro, ao lado de receitas exclusivas dos 3 jurados e do apresentador Felipe Bronze.

Conheça mais sobre o trabalho de Lucinety AQUI
Imprimir