Imprimir

Notícias / Gastronomia

Lanchonete do Assis resiste ao delivery com ‘drive thru’ improvisado

Da Redação - Isabela Mercuri

Pouco mais de três meses depois de voltar a Cuiabá pela quarta vez, Francisco de Assis França, o ‘seu Assis’, deparou-se com mais uma dificuldade. Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as lanchonetes não poderiam mais funcionar em Cuiabá. Temendo os altos custos de fazer delivery, ele inovou e instalou um “drive thru” improvisado, no mesmo local de sempre. Com isso, os clientes pegam seu lanche pela grade e levam para casa, ou comem em seus carros.

Leia também:
Quase quatro anos depois, lanche do seu Assis volta a Cuiabá em Food Truck no mesmo endereço
 
Segundo seu Assis, ele não chegou a ficar parado nenhum dia, funcionando de segunda a segunda, sempre das 18h30 até 1h da madrugada. Mesmo assim, o faturamento caiu cerca de 40%, já que muita gente não está saindo de casa. “Mas está dando pra aguentar, e pra comprar a nossa comida pelo menos, graças a Deus”, contou ao Olhar Conceito.
 
O potiguar, que já era conhecido pela limpeza impecável de sua chapa, garante que redobrou os cuidados com a higiene. Ele usa máscara e luvas, e não toca nos ingredientes para fazer o lanche. “A gente está usando tudo descartável, e depois que o cliente usa, ele joga fora”, explica.


 
Segundo o comerciante, o delivery não compensaria por causa do preço. “Para os aplicativos eu teria que pagar uma taxa de 27%, e também ficaria mais caro para o meu cliente. Com essa crise, as pessoas não iam comprar”.
 
Seu Assis já é conhecido do ponto no cruzamento das ruas 24 de Outubro e Castelo Branco. De lá, ele já saiu e voltou quatro vezes, quando tentou morar novamente em Natal, cidade em que nasceu. Desde dezembro de 2019, trabalha novamente em Cuiabá, com um food truck.
 
Já são 27 anos de história, e ele, inclusive, foi referência em uma pesquisa realizada por alunos da Universidade Federal de Mato Grosso sobre a higiene das chapas de trailers de “baguncinha” da cidade, em que a sua foi eleita a mais limpa e higiênica.
 
Serviço

Lanchonete do Assis
Local: Cruzamento entre a rua 24 de Outubro e a rua Castelo Branco
Horário: todos os dias, das 18h30 à 1h
Imprimir