Imprimir

Notícias / Gastronomia

Pintado preparado na folha de bananeira é o prato principal na abertura do 16º Festival Gastronômico de Tiradentes

Da Redação - Priscilla Silva

O pintado foi escolhido pela chef Ariani Malouf para surpreender os apreciadores da gastronomia que comparecerem ao 16º Festival Gastronômico de Tiradentes, em Minas Gerais. O evento tem início nesta sexta-feira (23) e terá ingredientes mato-grossenses entre uma das mais ricas e celebradas culinárias do país, a mineira. O festival segue até o dia 1º de setembro.



Para o festim desta noite, a chef irá trabalhar em parceria com o chef Benny Novak, de São Paulo, cada um ficará responsável por três partes do menu e Ariani Malouf encabeçará a empreitada ao desenvolver o prato principal. O pintado será preparado na folha de bananeira com crispy de coco molho de red curry e gateau de abóbora com pimentas do cerrado.

Ariani Malouf que é chef e proprietária do Mahalo Cozinha Criativa, restaurante pioneiro no quesito contemporaneidade em Cuiabá e único da região Centro-Oeste conceituado com duas estrelas pelo Guia 4 Rodas.



Para ajudar no preparo dos pratos no jantar de abertura do festival gastronômico de Tiradentes, ela levou o seu sub chef Maincon Santana. “Estamos preparando o aperitivo, o peixe, que é claro trazido do nosso pantanal, e uma sobremesa deliciosa que vai combinar direitinho com o clima delicioso de Tiradentes”, adianta. Como sobremesa os participantes do festim deliciarão Mil-folhas de chocolate meio amargo com aroma e sorvete de pistache.

Esta não é a primeira vez que a chef mato-grossense participa do evento. Em 2011, foi selecionada entre 40 chefs brasileiros participantes do concurso que, à época, escolheu os três melhores para assinar um jantar no festival daquele ano.
Já neste ano, o convite partiu dos organizadores do evento. “A organização me ligou e me convidando e eu pensei, puxa que bom, não preciso mais de concurso. Acredito que estou colhendo os frutos de um trabalho que sempre me dediquei de corpo e alma”, comemorou Ariani.

Quanto à realização de um jantar assinado por dois chefs, Ariani Maluof exaltou o aprendizado e a troca de experiências como vantagens. “A experiência de trabalho em dois chefs é maravilhosa, porque me proporciona conhecer uma outra linha de cozinha, pensamentos e sabores diferentes e isso pra mim é sinônimo de aprendizado”.

Expedição

Uma viagem gastronômica entre os estados do Brasil mais o Distrito Federal, foi realizada antes do festival. A ‘Expedição Brasil Gastronômico’ percorreu vários estados do país mais o Distrito Federal. O propósito era relatar essa experiência em documentário e livro com todas as experiências vivenciadas pela equipe. A viagem foi uma preparação para a 16ª edição do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, Minas Gerais.

O Festival

Há 16 anos, o Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes reúne milhares de moradores e visitantes para celebrar o melhor da gastronomia do Brasil e do mundo. A diversidade gastronômica da cidade ganhou força com o evento, que leva à cidade, a cada ano, respeitados chefs dos quatro cantos do mundo e milhares de turistas.

Segundo a assessoria do festival, hoje, com a maturidade de um evento de grande porte, o Festival contabiliza números surpreendentes: recebeu chefs de mais de 15 países – como Espanha, França, Itália, Estados Unidos e Alemanha; registra a participação de mais de 600 chefs de cozinha, 150 festins e 72 mil pratos servidos nos jantares; viabiliza a presença de chefs de renome internacional; já envolveu diretamente mais de 5 mil profissionais, muitos deles moradores da região. Cerca de 250 mil pessoas que já prestigiaram o Festival nestes 16 anos.

Serviço

O que: 16ª edição do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes
Quando: 23 de agosto a 1º de setembro
Informações para o público: www.gastronomiatiradentes.com.br
Imprimir