Imprimir

Notícias / Comportamento

Conheça 'Tia Tetê', a idosa que produz máscaras e distribui gratuitamente no bairro da Manga

Da Reportagem Local - Rogério Florentino / Da Redação - Isabela Mercuri

Preocupada com a população de seu bairro, Manga, que não estava usando máscaras na rua, a dona de casa e técnica em desenvolvimento infantil (TDI) Terezinha Maria da Silva, conhecida como Tia Tetê, decidiu colocar a mão na massa e produzir, ela mesma, o artefato para doar. Com a ajuda das irmãs, passou a fazer o equipamento e colocar em um varal em frente à sua casa, com um cartaz com os dizeres: “Pegue se precisar”.

Leia também:
Amigas criam projeto e trocam máscaras por alimentos e materiais de limpeza para doação
 
Tetê trabalha em uma creche, mas foi dispensada logo no início, quando a pandemia do novo coronavírus chegou em Mato Grosso. “Aqui na manga todo mundo estava andando sem máscara, aí eu coloquei, quem sabe a pessoa se toca”, contou ao Olhar Direto.
 
As primeiras máscaras foram colocadas em frente à casa dela, em um varal, mas ela percebeu que algumas pessoas estavam pegando muitas. “Ontem eu coloquei 16, uma dona bateu e pediu, quando vi ela tinha levado tudo, cada uma de uma cor, porque queria desfilar”, lamentou.

Dona Tetê (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)
 
Por este motivo, Tetê mudou a prática e, agora, deixa as máscaras para dentro do portão. Ela fornece para quem lhe pede, mas limita a doação a duas por pessoa. As máscaras são feitas de TNT, por ela e pelas irmãs. Para comprar o que necessita, ela também faz algumas unidades para vender. Com o dinheiro que consegue, investe nas que serão doadas.
 
A técnica mora com o marido, de 68 anos, que é diabético e já teve três AVCs. Ela conta que insiste para que todo mundo use as máscaras. “Tem gente que até caçoa de mim, fala que eu tô exagerando, mas não é exagero, tem que cuidar”, finaliza.


 
Serviço
 
Quem quiser comprar máscaras ou fazer doações pode entrar em contato pelo (65) 99288-6420.
Imprimir