Imprimir

Notícias / Comportamento

Programa de cuidados com a saúde mental criado por Márcia tem semelhanças com projeto de príncipe William

Da Redação - Isabela Mercuri

Os cuidados com a saúde mental dos profissionais de saúde foram privilegiados por uma campanha criada pela primeira-dama do município de Cuiabá, Márcia Pinheiro, o ‘Cuidando de Quem Cuida da Gente'. A plataforma online, lançada no último mês de maio, traz semelhanças com um programa britânico idealizado pelo príncipe William e a duquesa Kate Middleton e coordenado pela Public Health England, agência do Departamento de Saúde e Assistência Social.

Leia também:
Cardiologista explica o que saber sobre a automedicação nos tempos de pandemia

Na Inglaterra, o projeto se chama Every Mind Matters (toda mente importa), e tem o objetivo de cuidar da mente de toda a população do país. Nestes tempos de pandemia do novo coronavírus (Covid-19),  no entanto, o príncipe demonstrou preocupação especial com os profissionais de saúde, e destinou mais cuidados a este público.

“As experiências pelas quais os funcionários da linha de frente estão passando agora são diferentes de tudo que já foi visto. Muitos deles estão colocando suas vidas e sua saúde em risco por todos nós. Há coisas que todos podemos fazer para cuidar do nosso bem-estar mental neste momento”, disse William à rede de televisão britânica BBC.

O programa cuiabano, além de trazer, assim como o inglês, links, guias, vídeos e outros recursos que ajudam a identificar quando procurar ajuda caso à saúde mental esteja comprometida, também oferece, aos profissionais de saúde que necessitarem, em média 12 sessões de atendimento especializado com duração de 50 minutos cada, sendo a primeira de 1h40 (atendimento duplo).

Segundo Márcia, os servidores passam pela primeira fase na plataforma e, caso seja identificado que eles necessitam de um tratamento, são encaminhados ao atendimento psicológico. A primeira sessão é dupla, porque além do acolhimento, o psicólogo já começa a intervenção.

Ela ainda ressalta qua a existência da plataforma do Reino Unido demostra a credibilidade e a magnitude do projeto. “Quando soubemos da campanha do príncipe William, promovida quase que junto com o lançamento da nossa, ficamos satisfeitos de saber que uma ação como nossa é realizada em países de primeiro mundo. Além disso, a nossa preocupação quando lançamos o projeto está atrelada ao alerta de surto de problemas com a saúde mental feito pela OMS”.

Segundo a organização, os governos devem se ater para a questão da saúde mental. “Preocupados com os nossos heróis médicos, enfermeiros e equipe de apoio, [Cuiabá] demonstra a gestão humanizada do prefeito Emanuel Pinheiro, que é sensível com o servidor público”, completou a primeira dama.
Imprimir