Imprimir

Notícias / Literatura

Pesquisadores lançam livro sobre os obituários no jornalismo e descobrem que ele já existia no Império Romano

Da Redação - Isabela Mercuri

Os pesquisadores Paulo da Rocha Dias, professor de jornalismo da UFMT, e Aparecido Santos do Carmo, jornalista e aluno de mestrado do programa de pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea na mesma instituição, lançam o livro “O obituário no jornalismo”. Realizada a partir de uma pesquisa sobre a produção jornalística, a obra já está à venda. Em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), não haverá evento de lançamento.

Leia também:
Editores, escritores e leitores de MT criticam possível taxação aos livros: "vai matar a produção" 

De acordo com a assessoria, o tema central do livro são os “registros de morte e crônicas de vida que dão forma e conteúdo à história social de uma nação”. A obra é publicada pela editora Insular.
 
"O obituário tem a capacidade de levar para as páginas de jornais as trajetórias de todo tipo de pessoa e registrar o cotidiano das nossas comunidades. A partir dessas histórias de vida e de morte é possível identificar as transformações sociais ocorridas nos últimos tempos, bem como os valores compartilhados por todos nós que dizem se uma pessoa levou uma boa vida, se foi um herói ou um anti-herói, por exemplo", explica o professor.
 
O livro é resultado de uma análise de dez anos de publicação da coluna "Mortes", no jornal Folha de S. Paulo, bem como de textos veiculados em várias publicações do Brasil e do mundo em variados períodos históricos, os pesquisadores puderam construir uma genealogia robusta para o formato.
 
"Geralmente, os trabalhos sobre obituários indicam que o formato foi criado pelos jornais ingleses no século dezoito. Mas nós conseguimos apontar que ele existe na imprensa desde sempre, já existia no império romano, na pré-história do jornalismo, e estava lá no século dezessete, quando a prática jornalística tomou a forma como conhecemos hoje", pontua Aparecido Carmo.
 
O obituário é muito popular no jornalismo de língua inglesa, mas voltou a ganhar destaque no Brasil nas páginas da Folha de São Paulo, em 2007. "Os obituários atraem os leitores por causa da qualidade estética do texto, mais refinado e que permite ao repórter usar técnicas do chamado jornalismo literário. São relatos muito humanos que apresentam as peripécias e os dramas do cotidiano de pessoas comuns e desconhecidas para a maioria dos leitores do jornal", conclui Paulo da Rocha.
 
Serviço
 
Título: O obituário no jornalismo
Autores: Paulo da Rocha Dias e Aparecido Santos do Carmo
Editora: Insular
Informações: livrodosobituarios.com.br
Imprimir