Imprimir

Notícias / Artes visuais

Cena Livre apresenta III Festival de Cenas Curtas totalmente online a partir desta quarta-feira

Da Redação - Isabela Mercuri

Pela primeira vez de forma totalmente online, o coletivo Cena Livre de Teatro realiza, nesta quarta (26) e quinta-feira (27), o III Festival Cenas Curtas. As apresentações acontecerão na página do Youtube do grupo, sempre a partir das 19 horas.

Leia também:
Live arrecada fundos para comprar máquinas de costura para cuiabanas com filhos com microcefalia

De acordo com a assessoria, após as apresentações o grupo participará também de um bate papo com o público, ainda por meio da ‘live’. Esta será a primeira atividade do ano do coletivo. Serão apresentados os espetáculos  “Screenshot: um recorte da sociedade”, “Mundo (In)sano” e “Encontro com Pedro Coelho”. 

O grupo iniciou o ano com 67 participantes, mas teve que ser dividido em três núcleos para a construção das cenas curtas. Segundo os diretores Ana de Mello e Lucas Lemos, o formato é inspirado na técnica do Teatro Jornal, desenvolvido na época da ditadura.

Os temas que inspiraram os grupos na criação foram o vídeo “Haverá arte após pandemia”, do canal Tempero Drag (Rita Von Hunty), e o quadrinho “Confinada”, de uma série de quadrinhos do ilustrador Leandro Assis e Triscila Oliveira. Foram realizados estudos e encontros online semanais dar suporte aos núcleos durante o desenvolvimento das atividades. 

“O processo criativo do Cena Livre de Teatro durante a pandemia tem como objetivo promover a autonomia criativa a partir do trabalho do ator na construção da personagem e o trabalho em grupo por meio da construção de dramaturgia coletiva. Os disparadores foram escolhidos levando em consideração os conflitos raciais, de classe, homoafetivos, culturais e ecológicos. Uma direção para o processo ter como pano de fundo a narrativa popular, do cotidiano da sociedade brasileira em pandemia”, afirma Ana de Mello. 

Segundo Wenni Justo, colaboradora do grupo, foi um desafio se adequar à este novo formato, totalmente online. “Foi necessário desconstruir a percepção de que teatro se dá apenas na presença do público e pensar o teatro como vida. Pensar em como inserir vida nesse teatro a distância, como inserir a nossa vida naquilo que estamos chamando de teatro. O que há é maneiras de hibridizar tal atuação, de não se ater nos aplausos, no agora, no conjunto, sem esquece-los, mas de pensar minunciosamente cada detalhe, cada enfoque, cada enquadramento, cada ruído”.

“Vejo que o contexto em que estamos trabalhando é o que mais faz desse episódio da história do Cena Livre tão potente. Pela novidade do modo como construímos as narrativas desse festival e suas ficções, dessa vez, muitas e muitos tivemos oscilações na internet, além de certa dificuldade da contra-cena, que é a resposta que outra atriz ou ator que tá em cena dá quando estamos corpo a corpo, enfim… Acredito que sobre as produções teatrais em Mato Grosso, também durante a crise da covid-19, ainda falamos de estrutura, de construir público, de fechar parcerias, equipe técnica e o mais importante, conquistar dignidade como artistas que expressam a cultura de um povo e aprendizes que, tenho certeza, podem ser novos profissionais do teatro pelo Brasil”, completa o diretor Lucas Lemos.

O coletivo Cena Livre de Teatro nasceu em abril de 2016 através de experimentações teatrais livres. A Confraria H, como foi chamada inicialmente pelos alunos da faculdade de História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), se tornou curso de extensão pela instituição ainda em 2017. Na época, o projeto de pesquisa foi coordenado pela professora Ana Maria Marques, e orientado por Leosan Sampaio.

Nestes quatro anos, o coletivo já apresentou duas edições do Festival de Cenas Curtas e da Mostra de Artes Cênicas Cena, duas temporadas de “Factóide” (1ª peça autoral - Lucas Lemos e Marcella Gaioto) e sediou duas edições do Encontro Mato-Grossense de Artes Cênicas: Teatro, Dança e Circo. Fora da universidade, apresentou duas temporadas de “Cápsulas de Humor”.

Serviço

III Festival De Cenas Curtas - Cena Livre De Teatro.
Onde: Youtube
Quando: 26 e 27 De Agosto, às 19h.
Mais Informações: @cenalivreufmt e www.facebook.com/cenalivredeteatro
Quanto: Evento Gratuito
Imprimir