Imprimir

Notícias / Artes visuais

Mostra virtual tem participação de uma das artistas mais premiadas de Mato Grosso

Da Redação - Isabela Mercuri

A ‘Mostra Gaia’, idealizada e realizada pela ‘Feira Gaia’ de forma virtual em sua edição de 2020, continua online, apesar de a primeira perspectiva ter sido de que terminasse em 31 de agosto. A exposição segue enquanto houver obras disponíveis para compra. Dentre os participantes, está uma das pintoras mais premiadas de Mato Grosso, Almira Reuter.

Leia também:
Cuiabá recebe parte de exposição de arte em outdoors na próxima semana

Nascida em Minas Gerais, ela se mudou nos anos 60 para Cáceres, e depois para Cuiabá. Chama a atenção, além das pintas e pinceis, também pelos textos escritos de forma autodidata.  Desde que se mudou para Mato Grosso, foi reconhecida por nomes como Aline Figueiredo, João Spineli e José Serafim Betoloto.

Em 2000, Almira realizou uma exposição individual intitulada "Reminiscências de Cuyabá", um destaque que ganhou uma tiragem 15 mil cartões telefônicos com as telas da exposição. Foi citada como referência na obra "Incomum" de Jacob Klintowitz. Realizou exposições no Brasil e exterior, expôs no Itaú Galeria, em Goiania (GO), em Londres, e participou da Art Expo New York na Ava Galleria, destacou-se em salões e ganhou inúmeros prêmios entre eles um prêmio da FUNARTE intitulado "Obras Primas" que contemplou uma exposição na FUNARTE em Brasilia.

A artista é também pioneira na pintura sobre acetato (uma espécie de aquarela sobre tecido). Almira já experimentou diversas técnicas e materiais como saco de estopa, seda, chitão, filó, barbante, aço, papel, metal, barro, tecido, também fez escultura, instalação e criou bonecos de pano dentre outros elementos. Já trabalhou temáticas como drogas, política e corrupção. Atualmente mora em Salvador (BA), onde participou de diversas exposições e segue uma nova fase com a pintura digital. 

Além dela, participam da mostra outros 27 artistas: Humberto Espíndola; Anna Marimon; Eduardo Ferreira; Gonçalo Arruda; Zeilton Mattos; Valques Pimenta; Paulo Pires; Ruth Albernaz; Vera – Zuleika; Marcio Aurélio; Sebastião Silva; João Reis; Adriano Figueiredo; Antonio Siqueira; Regina Pena; Marcelo Velasco; Miguel Penha; Carlos Lopes; Julio César; Diogo Diógenes; Adriana Milano; Karen Malagoli; Rai Reis; Vitória Basaia; Wander Melo e Rita Duarte. A curadoria é de Adriana Milano e Bruna Angelo.
 
A comercialização das obras acontece através do direct da @feiragaia,  enquanto a estiverem disponíveis. 
Imprimir