Imprimir

Notícias / Artes Cênicas

Literatura virtual cuiabana vai para o palco do Teatro de Brinquedo

xxxx


Os conflitos mais íntimos de jovens cuiabanos estarão em cena na estreia do espetáculo “(h)aliterários”, com o grupo Teatro de Brinquedo, nesta quarta-feira (28), às 20h no palco do Sesc Arsenal. O trabalho faz parte do projeto Sesc Poesias, Versos e Cordas, que tem como objetivo valorizar a literatura levando-a para o palco.

Poesias e contos de jovens escritores de blogs escondidos foram concedidos para as atrizes Millena Machado e Raquel Mützenberg, do grupo Teatro de Brinquedo. As atrizes mergulharam nesses endereços virtuais e descobriram a intensidade da poesia que nasce no cotidiano de Cuiabá. Assumindo para si os conflitos encontrados nos textos, o grupo Teatro de Brinquedo traz, por meio da pesquisa em teatro físico e dança contemporânea, uma narrativa poética que se faz cômica e trágica ao mesmo tempo.

Fica ainda o convite: “Tragam seus textos, tragam suas palavras. Seja bem-vindo, porque ainda (h)aliterários”. Quem assistir ao espetáculo poderá contribuir com seus textos para as próximas apresentações. A atriz Raquel Mützenberg explica que após a estreia, o espetáculo estará em constante mutação, acrescentando textos e alterando a encenação para os próximos resultados das pesquisas sobre a literatura virtual cuiabana. Portanto, quem quiser ver seu texto no palco, o grupo já está recebendo sugestões.

Para a estreia desta quarta-feira (24), colaboraram os escritores: Marianna Marimon, Jaime Rosato, João Ninguém, Caio Mattoso, Raquel Mützenberg, Rany Carneiro, Thales Mendonça e Walker Dantas.





Sobre o grupo

O grupo Teatro de Brinquedo surgiu em Cuiabá em 2005 e atualmente tem sua pesquisa voltada para o teatro de formas animadas e dramaturgia contemporânea. Os trabalhos do grupo surgem a partir de investigações do Núcleo Brinquedo de Pesquisa em Teatro, realizando experimentos, leituras e discussões sobre dramaturgia, teatro de animação, teatro físico e história do teatro.

Atualmente, o Teatro de Brinquedo é composto por nove integrantes, entre atores, produtores, músicos, bailarinos, figurinista e cenógrafo. A equipe é jovem, com idades entre 19 e 24 anos, mas a experiência nos palcos já soma sete anos de muito trabalho e pesquisa com teatro.



Oficinas

O Teatro de Brinquedo ministra desde o dia 12 de agosto o curso “Dramaturgia do Ser e Não-ser”, voltado à pesquisa do corpo no teatro de formas animadas. São trabalhadas técnicas de voz e corpo, além da vivência e rotina do ator para a pesquisa cênica. Ainda há vagas e para se inscrever não é necessário ter experiência prévia com teatro. Os encontros são todas as segundas e quartas-feiras, das 14h às 16h, no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc), que fica na esquina da rua Voluntários da Pátria com a rua Sete de Setembro, nº 75, no centro histórico da capital. Inscrições e informações: teatrodebrinquedo@gmail.com.



Serviço:

Espetáculo (h)aliterários

Data: 28 de agosto (quarta-feira)

Hora: 20h

Local: Sesc Arsenal

Entrada gratuita

Classificação: 14 anos





Grupo Teatro de Brinquedo

Contato: (65) 8115-5337

E-mail: teatrodebrinquedo@gmail.com

Facebook: www.facebook.com/teatrodebrinquedo 
Imprimir