Imprimir

Notícias / Comportamento

Ação da Vanguard distribui 100 mudas e faz o plantio de outras 33 no entorno do Upper Parque das Águas

Da Redação - Bruna Bom

A ação Cuiabá Verde de Novo, promovida pela Vanguard no fim de semana, terminou com a distribuição de 100 mudas de árvores frutíferas e nativas do cerrado e 33 plantios realizados no entorno do empreendimento Upper Parque das Águas, em Cuiabá. A iniciativa, executada em parceria com o projeto Verde Novo, do Poder Judiciário de Mato Grosso, reuniu moradores do empreendimento e da região do Parque das Águas.

Leia mais:
Vanguard entrega Upper Parque das Águas com live da banda Heróis de Brinquedo


A manhã de conscientização ambiental e lazer foi realizada em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro. Entre às 9h e 11h30 da manhã, a ação mobilizou os moradores do Upper Parque das Águas, do bairro Residencial Paiaguás 2 e também da região, como o autônomo Rodolfo Cardoso, que saiu do bairro Parque das Nações para buscar uma muda de amora para plantar no quintal de casa. 


Foto: Samuel Neto

"Iniciativas como esta da Vanguard, que têm o objetivo de devolver a Cuiabá o título de Cidade Verde, são muito importantes. Fiquei sabendo desta ação por um grupo de WhatsApp e vim logo garantir a minha muda", disse ao comentar que, diante de um índice elevado de queimadas é muito importante conscientizar a população para preservar o meio ambiente. 

A moradora do Upper, Isabela Moraes, também participou da ação e teve a experiência de plantar a primeira árvore. "Fiquei muito contente com essa oportunidade e vou ter o prazer de cuidar dessa árvore e desse espaço que a Vanguard nos entregou. Espero que as árvores cresçam logo e deem frutos", disse Isabela, que estava acompanhada da vizinha, Tais Bahia, que também elogiou a iniciativa e reconhece a necessidade de todos preservarem a natureza. "Muito importante esse envolvimento dos moradores nessa ação. Vou levar minha muda para plantar em Porto dos Gaúchos (a 650 km de Cuiabá)", informou.


Foto: Samuel Neto

Marcio Ferreira, gerente regional da Vanguard, explica que quando a construtora decide investir em uma região é porque acredita nela. Por isso, a empresa busca valorizar não só o empreendimento, mas o entorno, oferecendo mais qualidade de vida à comunidade. Um exemplo disso é a entrega do pet place ao lado do Upper Parque das Águas. 

"Aqui havia uma faixa de servidão (onde existia uma linha de transmissão) que tínhamos que respeitar e não poderia ser ocupada pelo empreendimento. Para não deixar esse espaço sem utilidade decidimos construir o pet place e entregar um lugar diferenciado à comunidade. Agora, os moradores podem passear com seus bichos de estimação e em poucos anos essas árvores darão sombra, um espaço para todos usarem", disse.

"Cuiabá enfrenta um período de estiagem severa e de calor intenso. Ações como esta da Vanguard, que tem a questão ambiental muito bem definida nos projetos que executa, ajudam para que no futuro o desconforto que estamos enfrentando hoje seja minimizado", declara o engenheiro da construtora, Carlos Augusto Santos, ao complementar dizendo que sempre que pode, a empresa busca envolver a comunidade para que ela se sinta parte do processo e valorize ainda mais os espaços.



Projeto Verde Novo

O projeto Verde Novo é uma iniciativa do Poder Judiciário de Mato Grosso, idealizado pela equipe do Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam), com o objetivo de mobilizar a sociedade em prol do plantio e manutenção de árvores na Capital, a fim de alcançar índices de arborização satisfatórios que contribuam para a melhoria na qualidade de vida da população.

"Quando procuramos uma praça, um canteiro ou uma região num bairro para o plantio de árvores temos o objetivo de criar bolsões na cidade para trazer mais qualidade de vida às pessoas, com a redução da temperatura, aumento da umidade relativa do ar, abrigo para os animais, entre outras. As árvores prestam serviços ambientais, trazem equilíbrio. E quando envolvemos a comunidade é ainda melhor, pois ela vai ajudar a conservar o espaço", afirma o assessor do Juvam e coordenador do projeto Verde Novo, Sérgio Savioli Resende.

Pet Place

A Vanguard aproveitou a realização da ação ambiental para oficializar a entrega do pet place aos moradores do Residencial Paiaguás 2. Em parceria com a Dugil Pet Center, entregou kits aos donos dos bichinhos. O espaço foi projetado e equipado pela empresa e se tornou um ponto de encontro dos pets de quem mora no Upper Parque das Águas e no entorno do empreendimento.

O síndico Rafael Augusto de Barros Corrêa, comenta que muitos moradores que têm animais já estavam solicitando um espaço para levá-los. "Essa benfeitoria da Vanguard vai ao encontro do desejo dos moradores. Agora eles têm um espaço apropriado e seguro para levar seus animais".
Imprimir