Imprimir

Notícias / Artes visuais

MACP lança exposição online inédita com mais de 400 obras e 16 salas temáticas

Da Redação - José Lucas Salvani

O Museu de Arte e de Cultura Popular da Universidade Federal de Mato Grosso (MACP/UFMT) irá lançar na próxima sexta-feira (9) a “Exposição Virtual Permanente do Acervo do MACP/UFMT”, que reúne mais de 400 obras espalhadas em 16 salas temáticas. Entre as obras, há pinturas, esculturas, gravuras, serigrafias e desenhos que representam a história das artes em Mato Grosso, como também compõem o patrimônio da arte nacional.

Leia mais:
Exposição virtual da UFMT homenageia Adir Sodré e Benedito Nunes

Os materiais foram selecionados nos meses de agosto e setembro, e serão expostos virtualmente em um site desenvolvido especialmente para abrigar a exposição que celebra os 50 anos da UFMT. “Com a disponibilização desse material histórico, que retrata toda sociedade pelo panorama das artes plásticas mato-grossense, a Universidade se mostra abrigo de virtude e sabedoria”, pontua thania Arruda, coordenadora de Cultura e Vivência da UFMT e coordenadora do projeto expositivo.

Todas as obras estarão disponíveis em 16 salas virtuais temáticas divididas da seguinte forma: “Devastação da natureza”; “Crítica político-social”; “Realismo fantástico”; “Indigenismo”; “Flagrantes do cotidiano”; “Cenas de intimidade”; “Aspectos religiosos”; “Atividades e folguedos populares”; “Cenas e paisagens rurais”; “Paisagens urbanas”; “Arte ingênua”; “Gravuras e desenhos”; “Esculturas (cerâmica, madeira, arenito, recicláveis, ferro) e Objetos”; “Geometrismo na arte”; “Abstratos”, além de uma sala com aquisições recentes do MACP, fruto de doações de diversos artistas, entre elas a “Via Sacra” de Almira Reuter, composta por 55 trabalhos em quatro suportes diferentes - telas, sedas, papel e digital.

Entre as centenas de obras que fazem parte da exposição é possível conferir desde nomes consagrados como Humberto Espíndola e Rubem Valentim, como também artistas que obtiveram destaque mais recentemente como Sebastião Silva.

Serviço
Exposição Virtual Permanente do Acervo do MACP/UFMT
Data de abertura: 09 de outubro de 2020
Horário: a partir das 20h
Endereço do site: www.culturaufmt.com.br
Imprimir