Imprimir

Notícias / Cinema

Cuiabá recebe Festival Varilux de Cinema Francês com 18 filmes inéditos; veja progamação

Da Redação - José Lucas Salvani

A capital mato-grossense recebe desde a última quinta-feira (19) o Festival Varilux de Cinema Francês, com 18 filmes inéditos no Brasil. Entre as produções exibidas, há o clássico "Acossado", em homenagem à Nouvelle Vague, que faz 60 anos em 2020, a animação "A Famosa Invasão Dos Ursos Na Sicília" e o documentário "O Capital do Século XXI".

Leia mais:
Cantora de Cuiabá, Stanya Cavalcante é eliminada do The Voice Brasil

Ao contrário das edições anteriores, em que a exibição era gratuita pelo Serviço Social do Comércio de Mato Grosso (Sesc) Arsenal, a edição de 2020 conta com uma parceria com a rede Cinépolis em 20 complexos espalhados em 17 cidades do Brasil. Em Cuiabá, a exibição acontece no Shopping Estação Cuiabá. 

Na capital mato-grossense, o Festival Varilux de Cinema Francês acontece até o próximo dia 2 de dezembro, com três exibições diferentes por dia. A programação pode ser conferida aqui. Abaixo, está disponívei a sinopse de todos os filmes que estão sendo exibidos.

A BOA ESPOSA (LA BONNE ÉPOUSE)
2019 – Comédia - 1h49
Diretor: Martin Provost
Elenco:  Juliette Binoche, Noémie Lvovski, Yolande Moreau, Edouard Baer
Classificação: 12 anos
Distribuição no Brasil: California Filmes
Sinopse: Ficar em casa e cumprir os deveres matrimoniais sem reclamar: é o que Paulette Van Der Beck ensina na escola de donas de casa. Suas certezas vacilam quando ela se vê viúva e arruinada. É o retorno de seu primeiro amor ou o vento da liberdade de maio de 68? E se a boa esposa se tornasse uma mulher livre?
 
A GAROTA DA PULSEIRA (LA FILLE AU BRACELET)
2020 – Drama - 1h 36
Diretor: Stéphane Demoustier
Elenco: Melissa Guers, Roschdy Zem, Chiara Mastroianni
Classificação: 14 anos
Distribuição no Brasil: Bretz/ MyMamma
Sinopse: Morando numa área residencial impessoal e sem história, Lisa, aos 18 anos, acaba de fazer o exame para ingressar na universidade. Porém, há dois anos ela usa uma pulseira, pois é acusada de ter assassinado sua melhor amiga.
 
APAGAR O HISTÓRICO (EFFACER L' HISTORIQUE)
2020 - Comédia - 1h46
Diretor: Gustave Kervern, Benoît Delépine
Elenco: Blanche Gardin, Denis Podalydès, Corinne Masiero
Classificação: 14 anos
Premiação: Urso de Prata no Festival de Berlim 2020
Distribuição no Brasil: Bonfilm
Sinopse: Em uma cidade do interior da França, três vizinhos estão vítimas das novas tecnologias e as redes sociais. Há Marie, que sofre de chantagem com uma sextape, Bertrand, cuja filha é assediada no colégio, e Christine, uma motorista particular, irritada porque não consegue boas notas dos seus clientes. Juntos, eles decidem entrar em guerra contra o gigantes da Internet.
 
DNA (ADN)
2020 – Drama – 1h30
Diretor: Maïwenn
Elenco: Louis Garrel, Fanny Ardant, Marine Vacth
Classificação: 14 anos
Premiação: Seleção Oficial do Festival de Cannes 2020.
Distribuição no Brasil: Vitrine Filmes
Sinopse: Neige, divorciada e mãe de três filhos, visita regularmente Emir, seu avô argelino que agora mora em um asilo. Ela adora e admira este pilar da família, que a criou e acima de tudo a protegeu da toxicidade de seus pais. As relações entre os muitos membros da família são complicadas e a morte do avô irá desencadear uma tempestade familiar e uma profunda crise de identidade em Neige.
 
DONAS DA BOLA (UNE BELLE EQUIPE)
2020 – Comédia – 1h35
Diretor: Mohamed Hamidi
Elenco: Avec Kad Merad, Alban Ivanov, Céline Sallette
Classificação: Livre
Distribuição no Brasil: Bonfilm
Sinopse: Após uma briga, a equipe de futebol de Clourrières é suspensa até o final da temporada. A fim de impedir que seu pequeno time desapareça, o técnico decide formar uma equipe exclusivamente de mulheres para terminar o campeonato, virando de cabeça para baixo o cotidiano das famílias da região e os códigos sociais estabelecidos.
 
GAGARINE (GAGARINE)
2020 - Drama - 1h35
Diretor: Fanny Liatard, Jérémy Trouilh
Elenco: Alséni Bathily, Lyna Khoudri, Jamil McCraven
Classificação: 14 anos
Premiação: Seleção oficial do Festival de Cannes 2020
Distribuição no Brasil: Vitrine Filmes
Sinopse: Youri, 16 anos, cresceu em Gagarin, uma enorme cidade de tijolos vermelhos em Ivry-sur-Seine, onde sonha em se tornar um cosmonauta. Quando ele descobre que ela está ameaçada de demolição, Youri decide se juntar à resistência. Com a cumplicidade de Diana, Houssam e dos habitantes, sua missão é salvar a cidade, que se tornou sua "nave espacial".
 
LA BELLE EPOQUE
2019 - Romance/Comédia dramática - 1h56
Diretor: Nicolas Bedos
Elenco: Daniel Auteuil, Guillaume Canet e Doria Tillier
Classificação: 12 anos
Distribuição no Brasil: Diamond Filmes
Sinopse: Victor, um sexagenário desiludido, vê sua vida ser transformada no dia em que Antoine, um empresário brilhante, lhe propõe um novo tipo de atração: combinando recursos teatrais e reconstituição histórica, sua empresa oferece aos clientes uma imersão na época da sua preferência. Victor opta, então, por reviver a semana mais marcante da sua vida: aquela em que, 40 anos antes, ele encontrou o seu grande amor.
 
MAIS DO QUE ESPECIAIS (HORS NORMES)
2019 - Comédia – 1h55
Diretor: Eric Toledano e Olivier Nakache
Elenco: Vincent Cassel, Reta Kateb e Hélène Vincent
Classificação: 12 anos
Distribuição no Brasil: California Filmes
Sinopse: Há 20 anos, Bruno e Malik vivem num mundo à parte, aquele habitado pelas crianças e adolescentes autistas. Trabalhando cada um em uma instituição diferente, eles se dedicam à formação de jovens vindos de bairros problemáticos para tentar lidar com esses casos considerados "super-complexos". Uma aliança pouco usual para personalidades fora do comum.
 
MEU PRIMO (MON COUSIN)
2019- Comédia – 1h44
Diretor: Jan Kounen
Elenco: Vincent Lindon, François Damiens, Pascale Arbillot
Classificação: 12 anos
Distribuição no Brasil: Bonfilm
Sinopse: Pierre é o CEO de uma grande empresa familiar. Prestes a assinar o acordo do século, ele deve acertar uma última formalidade: a assinatura de seu primo Adrien, dono de 50% da empresa. Este doce e idealista sonhador desajeitado fica tão feliz em encontrar Pierre que quer passar um tempo com ele e adiar a assinatura. Pierre, portanto, não tem escolha e se embarca com seu primo em uma viagem de negócios agitada e surpreendente.
 
MINHA VIAGEM COM PATRICK (ANTOINETTE DANS LES CÉVENNES)
2020 - Comédia /Romance - 1h37
Diretor: Caroline Vignal
Elenco: Laure Calamy, Benjamin Lavernhe, Olivia Côte
Classificação: 14 anos
Premiação: Seleção Oficial do Festival de Cannes 2020
Distribuição no Brasil: Bonfilm
Sinopse: Antoinette espera há meses o verão e a promessa de uma semana romântica com seu amante, Vladimir. Quando ele cancela essas férias para passear nas Cévennes com a mulher e a filha, Antonieta não pensa duas vezes: vai atrás dele! Mas quando chega lá, não há Vladimir - apenas Patrick, um jumento recalcitrante que a acompanhará em sua jornada singular.
 
NOTRE DAME (NOTRE DAME)
2019 - Comédia – 1h30
Diretor: Valérie Donzelli
Elenco: Valérie Donzelli, Pierre Deladonchamps, Bouli Lanners
Classificação: 14 anos
Distribuição no Brasil: California Filmes
Sinopse: Maud Crayon, arquiteta e mãe de duas crianças, conquista – graças a um mal-entendido – o grande concurso promovido pela prefeitura de Paris para reformar o pátio diante da catedral de Notre-Dame... Às voltas com essa nova responsabilidade, ela se vê em meio a uma tempestade ao ter de lidar ao mesmo tempo com um antigo amor da juventude que reaparece de repente e com o pai de seus filhos, a quem não chega a abandonar completamente.
 
PERSONA NON GRATA (PERSONA NON GRATA)
2019 - Drama/Thriller – 1h32
Diretor: Roschdy Zem
Elenco: Raphaël Personnaz, Nicolas Duvauchelle, Roschdy Zem
Classificação: 14 anos
Distribuição no Brasil: Bretz/ MyMamma
Sinopse: José e Maxime são amigos e sócios minoritários numa empresa de construção que enfrenta dificuldades. Diante da necessidade de defender seus interesses, eles tomam uma decisão radical. Um segredo sombrio passa, então, a unir o destino dos dois. Quando começam a vislumbrar um futuro melhor, um estranho personagem entra em suas
 
SLALOM (SLALOM)
2020 – Drama – 1h32
Diretor: Charlène Favier
Elenco: Noée Abita, Jérémie Renier, Catherine Marchal
Classificação: 18 anos
Premiação: Seleção oficial do Festival de Cannes 2020
Distribuição no Brasil: Vitrine Filmes
Sinopse: Lyz, 15, acaba de ingressar na prestigiosa escola de esqui do Liceu de Bourg-Saint-Maurice. Fred, ex-campeão e agora treinador, decide apostar tudo na sua nova recruta. Entusiasmada, Lyz se dedica de corpo e alma a seu treinamento, com muito sucesso. Mas rapidamente ela cai sob a influência absoluta de Fred.
 
VERÃO DE 85 (ETE 85)
2020 - Drama - 1h40
Diretor: François Ozon
Elenco: Félix Lefebvre, Benjamin Voisin, Philippine Velge
Classificação: 14 anos
Premiação: Seleção Official do Festival de Cannes 2020
Distribuição no Brasil: California Filmes
Sinopse: Quando o barco de Alexis, de 16 anos, se afunda na costa da Normandia, David, de 18 anos, salva-o heroicamente. Alexis acabou de conhecer o amigo dos seus sonhos. Mas o sonho vai durar mais de um verão?
 
A FAMOSA INVASÃO DOS URSOS NA SICÍLIA (LA FAMEUSE INVASION DES OURS EN SICILE)
2019 - Animação -1h22
Diretor: Lorenzo Mattotti
Elenco (vozes): Jean-Claude Carrière, Leïla Bekhti, Thomas Bidegain
Baseado na novela de Dino Buzzati
Classificação: Livre
Premiação: « Fondation GAN pour le cinéma »
Distribuição no Brasil: Bonfilm
Sinopse: Tudo começa no dia em que Tonio, filho do rei dos ursos, é sequestrado por caçadores nas montanhas da Sicília... Aproveitando o rigor de um inverno que ameaça seu povo de fome, o rei decide invadir a região onde morram os homens. Com a ajuda de seu exército e de um mago, ele invade a cidade e reencontra o Tonio. Mas ele rapidamente entende que o povo dos ursos não é feito para viver na terra dos homens...
 
ACOSSADO (A BOUT DE SOUFFLE)
O clássico do Festival, em homenagem à Nouvelle Vague, que faz 60 anos em 2020
1960 - Drama - 1h30
Diretor: Jean-Luc Godard
Elenco: Jean-Paul Belmondo, Jean Seberg, Daniel Boulanger
Classificação: 14 anos
Distribuição no Brasil: Zeta Filmes
Sinopse: Michel Poiccard é um criminoso, obcecado por Humphrey Bogart, que rouba um carro, mata um policial e vai para Paris, onde conhece Patricia Franchini, uma linda garota americana que vende jornais na Champs-Élysées. Poiccard tenta persuadi-la a fugir com ele para a Itália, sem lhe contar que é um foragido da justiça.
 
O CAPITAL NO SÉCULO XXI (LE CAPITAL AU XXIe SIÈCLE)
2020 - Documentário – 1h43
Diretor: Justin Pemberton, Thomas Piketty
Classificação: Livre
Distribuição no Brasil: Bretz/ MyMamma
Sinopse: Através de entrevistas com alguns dos mais importantes especialistas em história, sociologia e economia, além de análises a referências da cultura pop, o documentário navega a história da ascensão das tecnologias e do capital como conhecemos ao redor do mundo, iluminando a desigualdade social que o envolve. Uma exploração do universo de dinheiro e poder, destrinchando a popular presunção de que o acúmulo de capital anda lado a lado com o progresso da sociedade.
Imprimir