Imprimir

Notícias / Diversão e Lazer

UFMT promove apresentação de coral e exibe documentário para comemorar 50 anos de instituição

Da Redação - José Lucas Salvani

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev), promove a partir da próxima quinta-feira (10) comemorações de 50 anos com coral, Cineclube e exibição de documentário. A programação se estende até o próximo dia 17 e todo o conteúdo será exibido nas redes sociais do Coral UFMT, Museu de Arte de Cultura Popular (MACP), Cineclube Coxiponés, UFMT com a Corda Toda e Cena Livre.

Leia mais:
Cuiabano cria podcast sobre identidade de gênero e orientação sexual com suporte visual para surdos

Entre a programação de comemorações, há apresentações do Coral UFMT, cenas teatrais do grupo Cena Livre e retrospectiva da Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (Maual). No último dia de programação será lançado um documentário sobre os 40 anos do Coral UFMT.

O pró-reitor da Procev, Profº Renilson Ribeiro, informa que o momento da cultura deve realmente ser celebrado junto ao aniversário da universidade, uma vez que, durante o momento pandêmico, a parte cultural teve que se reinventar de diversas formas e em diversos meios para que pudesse se manter e chegar à população.

"A nossa UFMT completa 50 anos de uma trajetória de muitas histórias de dedicação, empenho e compromisso com a educação superior em Mato Grosso. No nosso aniversário abraçamos simbolicamente toda nossa comunidade e, para celebrar essa data, preparamos, de forma respeitosa com a nossa comunidade diante deste triste momento de pandemia e tantas perdas irreparáveis, uma agenda cultural".

Para a coordenadora de cultura e vivência, maestrina Dorit Kolling, a união de projetos de extensão com os equipamentos culturais da UFMT para compor a programação da agenda dos 50 anos da UFMT é importante, pois mostra que, mesmo em meio à adversidade, a cultura está flamejante, muito embora fora dos seus ambientes de apresentação costumeiros.

"Hoje precisamos sair dos palcos e partir para as plataformas digitais. Saber que os projetos estão empenhados neste processo de adaptação, mesmo que momentâneo, é de extrema importância para a continuidade dos trabalhos culturais da UFMT em benefício a toda população, que agora consegue nos acessar de diversos locais do Brasil e do Mundo, através da internet".

Veja a programação (sempre às 17h nos canais oficiais de cada grupo):

10/12 - Coral UFMT - Lançamento do coral virtual - Música "Louva-a-Deus"
11/12 - Cena Livre - Cenas Curtas de Teatro
12/12 - UFMT com a corda toda
13 a 15/12 - Cineclube - Retrospectiva Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (MAUAL)
16/12 - Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP)
17/12 - Coral UFMT - Lançamento documentário 40 anos do Coral
Imprimir