Imprimir

Notícias / Moda

Projeto de moda indígena capacita mulheres com oficinas de tingimento e modelagem

Da Redação - José Lucas Salvani

Contemplado no edital MT Criativo, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), o projeto Kywagâ irá capacitar entre 15 a 20 mulheres do povo indígena Kurâ-Bakairi. No total, serão investidos R$ 50 mil no projeto que será executado na terra indígena localizada no município de Paranatinga (a 376 km de Cuiabá).

Leia mais:
Carol Nakamura visita aldeias indígenas e curte férias em Nobres; veja fotos e vídeos

As mulheres selecionadas no projeto passarão por um processo de capacitação em tingimento e estamparia em uma oficina que será ministrada pela artista visual, Rita Ximenes. O único pré-requisito estabelecido é de que as candidatas saibam costurar.

Rita desenvolve suas atividades por meio de técnicas como print block, batik, shibori e outros. Os pigmentos aplicados são conhecidos pela etnia, mediante recursos naturais. Também será feito experimentações de novos pigmentos de outros extratos vegetais, que produzirão outras cores e tonalidades no tingimento dos tecidos, denominado de estamparia botânica.

O projeto também prevê uma oficina de modelagem com a modista Savana Leão, mestre em design pela Anhembi Morumbi (SP), especializada em Artes Visuais pelo Senac (MT) e graduada em Design de Moda pela Universidade de Cuiabá (Unic). Savana, que possui ateliê próprio, já desenvolveu uma coleção para desfile de marcas regionais em 2019.

Kywagâ é um dos 30 projetos selecionados no edital MT Criativo, da Secel, devido aos recursos disponibilizados pela Lei Aldir Blanc. A previsão inicial é de que o projeto seja executado em até 120 dias.
Imprimir