Imprimir

Notícias / Literatura

Escritora de 10 anos se prepara para lançar primeiro livro sobre a baixada cuiabana

Da Redação - Marcos Salesse

Uma jovem estudante de 10 anos está preparando sua primeira obra literária chamada “Um mundo de Aventuras”. Aluna do Centro Educacional Sebastião Albernaz (CESA), Maria Helena Bressan de Souza se destaca escrevendo sobre histórias inspiradas no cotidiano, descobertas e aventuras pelo território mato-grossense. A previsão é que o livro tenha uma tiragem de mil exemplares com distribuição gratuita.

Leia mais: 
Companhia de teatro circula por cidades de MT com laboratório de “desanestesiar” sentidos

Fruto do edital MT Nascentes, fomentado pela Lei Aldir Blanc, a obra tem como foco o público infanto-juvenil e busca despertar de forma simples o interesse em reconhecer e reverenciar as características do território. 

Para os pais da jovem escritora, a escola foi um ambiente de impulso para que Maria Helena se aproximasse do universo cultural. "A escola contribuiu de forma significativa na sensibilização à cultura com a importância da literatura e das diversas expressões artísticas", disse Alessandro Flaviano de Souza e Idineia Bressan.

A obra também conta com ilustrações da estudante criadas durante a pandemia, tendo como foco suas memórias e pontos de vista sobre as paisagens de Chapada dos Guimarães.

O nome do livro foi escolhido pela própria autora, que já iniciou visitas em locais apresentados na obra, como Comunidade São Gonçalo Beira Rio, Passagem da Conceição, Museu da caixa d'água, Porto, Comunidade Rio da Casca, Lagoinha de Baixo, Água Fria e Cachoeira do Pingador.

Com edição da Editora Sustentável, sediada em Cuiabá, a obra conta com apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

*Com assessoria
Imprimir