Imprimir

Notícias / Comportamento

Bailarina de MT será homenageada com documentário e exposição fotográfica

Da Redação - José Lucas Salvani

Bailarina, coreógrafa e professora, Sarah Jane Ereio Venâncio será homenageada com um documentário, exposição fotográfica, exibição de três peças de videodança e performances com atores e bailarinos que vão contar a história de 40 anos de carreira. O projeto “Sarah Jane Venâncio -  uma referência na história da dança em Mato Grosso” foi contemplado no edital Conexão Mestres da Cultura promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) com recursos da Lei Aldir Blanc.

Leia mais:
Livro de escritor de MT narra momentos da vida de Dona Amália desde seu nascimento

O projeto ainda envolve uma ação social que irá contemplar 50 estudantes da Escola Estadual Professor Edith Pereira Barbosa, de 8 a 13 anos, com uma bolsa de estudos para o curso de ballet clássico. A ação, entretanto, depende do retorno das aulas presenciais e de avaliação das normas e condições para a realização das aulas na unidade educacional.

A iniciativa de fazer a homenagem partiu da bailarina e professora Priscila Hungaro. Além de ser proponente do projeto, ela é uma das inúmeras alunas formadas em dança sob a instrução disciplinar da mestre Sarah Jane ao longo destas últimas décadas.

“Considerando o quanto temos de carência de registros históricos sobre  a arte e a cultura em especial do setor da dança e vendo a oportunidade de homenagear a professora Sarah Jane Venâncio por tantos anos dedicados ao ensino e a formação de vários artistas, incluindo eu, decidi optar por elaborar este projeto. Estou feliz com essa oportunidade e espero que ela também”, conta.

Moradora de Rondonópolis (a 217 km de Cuiabá), Sarah iniciou sua carreira em 1977, quando ainda tinha oito anos de idade. “Ao receber essa homenagem o primeiro sentimento é de gratidão, pois ao rever as memórias registradas através de imagens, matérias jornalísticas, fitas de VHS, DVDs e outros, vejo o quanto Deus me sustentou durante toda minha trajetória e desafios propiciando oportunidades para minha capacitação”, conta Sarah.

Os eventos artísticos do projeto, que estão em fase de produção, serão realizados entre fevereiro e abril deste ano.
Imprimir