Imprimir

Notícias / Comportamento

“Chegando aos 40, você já não tem muita credibilidade nas vagas de emprego”, afirma gerente

Da Redação - José Lucas Salvani

Laura Janne enfrentou dificuldades para ser inserida no mercado de trabalho. Afastada por um tempo devido a problemas pessoais, ao tentar retornar, ela percebeu que ao chegar na casa dos 40 anos, não encontra muitas oportunidades de emprego. Atualmente, ela é gerente de uma loja de roupas em Cuiabá.

Leia também:
Loja se destaca após anunciar vagas de emprego para mulheres acima do peso e com mais de 40 anos

Laura precisou se afastar do mercado de trabalho para poder cuidar de seu pai, que não estava bem de saúde, em uma chácara. Após o falecimento dele, ela tentou retornar ao mercado, mas sentiu dificuldades. “Eu vi que chegando aos 40, você já não tem muita credibilidade nas vagas de emprego. Meu currículo era bom e saí procurando”, conta em vídeo, que pode ser assistido abaixo.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Numerações do 38 ao 50 (@lojasbebel)


A gerente trabalha na Lojas Bebel, empreendimento que se destacou em 2020 ao anunciar vagas de emprego para mulheres acima do peso e com mais de 40 anos. Para Herika Nayllon, de 30 anos, proprietária da loja, é evidente o preconceito com pessoas gordas nas entrevistas de emprego.

“Vejo como uma necessidade os recrutadores levar em consideração a parte intelectual e não física do candidato, porque nós sabemos que o preconceito entre os gordos é evidente, principalmente, nas entrevistas de emprego. Se tem um gordo e um magro disputando a mesma vaga, certamente a vaga irá para a pessoa mais magra, e infelizmente, nós convivemos até hoje com conceitos pré-formados, que as pessoas gordas são mais lerdas, mais preguiçosas. É uma triste realidade só que é algo muito verdadeiro, contudo, nós devemos entender que a capacidade de raciocínio ela independe da condição física do indivíduo”, completa a empresária.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 55,7% da população tem excesso de peso. Tendo um aumento de 30,8% quando comparado com percentual de 42,6% no ano de 2006. O aumento foi maior entre as faixas etárias de 18 a 24 anos, com 55,7%. Quando verificado o sexo, os homens apresentam crescimento de 21,7% e as mulheres 40%.
Imprimir