Imprimir

Notícias / Gastronomia

Como montar uma padaria?

Da assessoria Webfoco

Como montar uma padaria?

Montar uma padaria de sucesso é com certeza um grande desafio, mas nada que um bom planejamento, muito estudo e estratégias não possa resolver.

A área da panificação possui muita concorrência, no entanto, as padarias fazem parte dos serviços essenciais, ou seja, toda a população utiliza e consome. Então dessa forma, é possível atingir grandes resultados, para isso é necessário se destacar e estar sempre um passo à frente.

Fornecedor, qualidade dos alimentos, localização, estilo. Veja 5 dicas para montar uma padaria:

 Escolha uma boa localização

Antes de mais nada, ao pensar em abrir uma padaria, o empreendedor deve estar atento à localização onde pretende instalar o estabelecimento. É comum que as pessoas procurem as padarias mais próximas de suas residências ou dos ambientes de trabalho, e que consequentemente “adotem” aquela padaria, isto é, tornam aquela visita um hábito.

O ideal é que a sua padaria seja sempre em locais onde possua grande movimento de pessoas diariamente, e principalmente que possua pouca concorrência ao redor. Para dessa forma atingir e fidelizar facilmente os moradores.

Pense no estilo e no público-alvo

Definir a localização é um passo importante para escolher também o seu público alvo. Por exemplo, se a sua padaria fica próxima a uma escola ou universidade, seu público deverá ser estudantes. Se a sua padaria fica próximo ao ambiente comercial, você receberá mais trabalhadores. Já se a sua padaria é localizada em um bairro residencial, você atenderá mais famílias.

Depois de definir seu público-alvo é possível apostar em estilos específicos que serão responsáveis por atrair seus clientes, como produtos tradicionais e básicos, ou artesanais, gourmet, fitness e orgânicos.

Por exemplo, se a sua padaria for próxima de uma academia, investir nos produtos fitness e orgânicos, de baixas calorias, com certeza vai atingir mais seus clientes.

Os produtos artesanais apesar de serem diferentes, estão caindo cada vez mais no gosto dos consumidores. No entanto, é preciso sempre estar atento ao custo.

Invista em bons equipamentos e em profissionais qualificados

Para vender produtos de qualidade é necessário ter bons equipamentos e principalmente profissionais especializados na área.

Invista bem o seu dinheiro em equipamentos de qualidade, para evitar quebras e falhas e principalmente para atingir um melhor resultado, que consequentemente gerará mais renda e lucro.

É importante também possuir um bom fornecedor, que forneça alimentos e bebidas no atacado de qualidade a um bom preço.

Monte um cardápio diferenciado

Apesar de focar no seu estilo e no seu público-alvo, é necessário ter em mente que a sua padaria precisa acolher e servir a todos. Para isso invista na montagem de um cardápio diferenciado.

Tenha itens tradicionais como pães, bolos e embutidos, mas não deixe de contar com alimentos diferentes que chamem a atenção dos clientes e que sejam um ponto forte no momento da decisão de compra.

Investir em comidas e doces da moda, como alimentos com creme de avelã nutella ou chocolates em barra pode ser uma boa opção.

Invista no Marketing

Por fim, ao abrir qualquer negócio, independente do segmento, é imprescindível investir em boas estratégias de marketing para atingir melhores resultados.

Principalmente quando pensamos no setor da panificação, que possui muita concorrência, essa pode ser uma alternativa para ganhar vantagem sobre os concorrentes.

Crie perfis nas principais redes sociais, invista em conteúdo original que mostre o propósito do seu negócio e os resultados com certeza chegarão.




 
Imprimir