Imprimir

Notícias / Saúde e Beleza

Por que o uso de drogas apenas uma única vez pode tornar-se algo tão viciante?

Da Assessoria - Webfoco

Por que o uso de drogas apenas uma única vez pode tornar-se algo tão viciante?

Ao fazer o uso de drogas, uma pessoa sem saber ativa o sistema de recompensas do cérebro, liberando as chamadas dopaminas, que trazem a sensação “boa” no início e viciante na hora de ingerir tal substância.

O que acontece, é que esse vício com o tempo passa a se tornar algo tão grave, que a pessoa se torna dependente química sem ao menos perceber a gravidade de seu caso, e demora para buscar ou conseguir ajuda em uma clínica de reabilitação em Goiás, para que possa fazer os devidos tratamentos.

Acesso fácil às drogas prejudica no controle para o vício:

Quando alguém experimenta algum tipo de droga pela primeira vez, as sensações causadas no organismo da mesma vão fazer com que ela queira mais vezes, cogitando que não irá viciar em tal substância. Porém isso é bem difícil, já que de início a droga causa uma boa sensação.

O que mais dificulta um usuário no início do uso de drogas, é se o mesmo têm fácil acesso às drogas, como com um amigo ou conhecido que faz o tráfico. Isso fará com que a pessoa se torne dependente mais rápido, pois saberá quando e onde poderá conseguir a substância que desejar, e são nesses momentos que é recomendado que, se a pessoa não se tocar, alguém próximo cogitar tratamentos em clínicas de reabilitação.




O perigo do uso constante:

Pela facilidade que alguma pessoa tem de se viciar nas drogas, pela dopamina ativada no cérebro, cada vez mais usando esses tipos de entorpecentes, a mesma chega cada vez mais perto de se tornar uma dependente. E não é só isso, o uso contínuo, além de causar dependência, traz problemas de saúde como distúrbios mentais, comprometimento dos órgãos e fraqueza.

Problemas sociais:

O vício nas drogas faz uma pessoa ficar nervosa e muitas vezes agressiva e não querer mais contato social. Isso faz com que amigos próximos e até familiares não tenham tanta chance de se aproximar de um usuário, e muitas vezes para ajudar, acabam fazendo a clínica de internação involuntária em clínicas de recuperação, pelo próprio bem do dependente.

Procurar ajuda:

Quando alguém que está no vício das drogas e toma consciência disso, é muito mais fácil de buscar ajuda. Pode entrar em contato com clínicas de recuperação masculina, optar pela melhor para você em relação à qualidade e localização, e iniciar dessa forma, os devidos tratamentos para que consiga sair dessa vida de dependência química, e ser uma pessoa limpa e livre outra vez.







 
Imprimir