Imprimir

Notícias / Política Cultural

Fórum debate desafios e perspectivas da produção cultural em Mato Grosso

Da Redação - José Lucas Salvani

O II ProCultura MT - Fórum Mato-grossense de produção cultural irá integrar a área com a finalidade de compartilhar experiências e traçar estratégias capazes de potencializar o desenvolvimento de projetos e ações culturais no estado de Mato Grosso. O evento, que será totalmente online e gratuito, será realizado entre os dias 16 e 18 de abril.

Leia também:
Biblioteca comunitária em Cuiabá será revitalizada e lança campanha de arrecadação de livros

Proposto por produtores culturais de Cuiabá e contando com a parceria da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), o encontro também pretende estabelecer um canal de diálogo entre os profissionais da cultura, para articular a classe em todo o Estado.

“É preciso fomentar as políticas que ajudem a alavancar novas possibilidades, por meio de ações conjuntas e articuladas. O Fórum é um espaço que poderá promover tais articulações”, argumenta o grupo de proponentes. 

O II Fórum Mato-grossense de produção cultural foi contemplado pelo edital da MT Nascentes na categoria de “projetos de formação de produtores”, e é realizado pela Secretaria do Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) com recursos federais da Lei Aldir Blanc concedidos pelo Governo Federal via Secretaria Nacional da Cultura do Ministério do Turismo.

Programação

A abertura do evento fica marcada para o dia 16 de abril, uma sexta-feira, às 18h, e contará com a participação do Coral da UFMT e do secretário de Estado de Cultural, Alberto Machado. Em seguida, a produtora cultural da Cia Cena Onze media a discussão sobre o tema “Políticas da cultura no estado de Mato Grosso”. 

Farão parte do debate o secretário adjunto de Cultura, Paulo Traven; Eduardo Espindola, representante da Associação Mato-grossense de Produtores Culturais e o deputado estadual Alan Kardec (PDT). 

Já no sábado (17), o assunto é economia criativa. Enquanto no domingo (18), encerrando o evento, o debate “Espaços e perspectivas culturais: compartilhando experiências”, é mediado por Jan Moura, servidor da SEC-MT e pesquisador da área cultural.  

A programação conta também com apresentações de artistas mato-grossenses como o ator Eduardo Butakka, a cantora Luisa Lamar e a poetisa Luciene Carvalho. 

Para os inscritos que participarem de pelo menos 70% da programação, haverá a certificação de 20 horas como atividades complementares. Para conferir a agenda completa e fazer a sua inscrição, acesse aqui.
Imprimir