Imprimir

Notícias / Artes visuais

'O Voo de Regina Pena'' conta história da artista por meio de documentário e exposição virtual

Da Redação - Marcos Salesse

Uma das mais importantes figuras das artes plásticas mato-grossenses terá sua história narrada por meio de um documentário e exposição virtual. Intitulado "O Voo de Regina Pena'', o projeto apresenta momentos marcantes da carreira da artista, por meio de um documentário, assinado pelo diretor Laércio Miranda, e uma exposição virtual, pensada por Ruth Albernaz. Com incentivo do edital Mestres da Cultura, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), o projeto deve ganhar as telas em abril. 

Leia mais: 
"Mulheres do Mato": exposição reúne artes plásticas e poesias de mulheres indígenas no Cine Teatro de Cuiabá

De acordo com o diretor do documentário, cada entrevista apresenta um lado surpreendente da artista. “Cada entrevista foi surpreendente. A equipe ia com uma ideia pré-fixada de roteiro, mas a cada depoimento, novos fatos iam aparecendo e forçando um realinhamento da história que estamos montando com muito amor e respeito à história dessa que, na minha opinião e na opinião de vários críticos de arte, levou o nome do nosso estado e da nossa arte a vários cantos do país”, disse Laércio.

Entre os artistas e amigos entrevistados para o projeto estão Gervane de Paula, Vera Capilé, Aline Figueiredo, Humberto Espíndola e muitos outros. Além do filme, uma exposição virtual está sendo organizada e deve apresentar obras inéditas ao público. Sob a curadoria de Ruth Albernaz, um acervo riquíssimo de telas, poemas, poesias, assemblages e pinturas digitais ficará disponível em um site para visitação de toda comunidade.

Para acompanhar os bastidores, basta curtir a página do projeto no Facebook e seguir a conta no Instagram.

Conheça Regina

Nascida em Cuiabá, em 1952, Maria Regina Curvo Alvim Penna começou a explorar o universo das artes plásticas de maneira autodidata e, em 1972, foi ao Rio de Janeiro estudar pintura e desenho no Instituto de Belas Artes. Foi orientada por Humberto Espíndola e estudou História da Arte com Aline Figueiredo em 1974. 

Participou de várias exposições coletivas no Museu de Arte e de Cultura Popular da UFMT e também promoveu exposições solo, além de lançar o livro “Voo Solo”, em 2015. 

Diagnosticada com esclerose múltipla em 2006, Regina foi aos poucos aposentando as tintas e os pincéis e transferindo seus conhecimentos artísticos para novas plataformas. Começou a desenhar digitalmente com a ajuda de tablets e destacou-se como uma das grandes artistas digitais do país. 

Faleceu em agosto do ano passado e deixou um legado de superação, resiliência e de amor à terra em que nasceu.

*Com informações da assessoria
Imprimir