Imprimir

Notícias / Carreira

Dupla de arquitetos usa redes sociais para se aproximar do público e desmitificar profissão: “é para todos”

Da Redação - José Lucas Salvani

A dupla de arquitetos, Paola Chetco Ferlin e Giovanni Victor Berté da Silva, resolveu utilizar as redes sociais para se aproximar do público e conseguir desmistificar a própria profissão. “É para todos e que realmente faz diferença na vida das pessoas”, defende Giovanni ao Olhar Conceito.

Leia também:
Projeto mostra processo de restauração de casa no Centro Histórico de Cuiabá

Paola sempre quis fazer arquitetura desde pequena, mesmo sem ter qualquer noção do que a profissão se tratava. Já Giovanni, que fez Eletrônica pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), sempre gostou de desenhar, criar e desafiar o seu lado artístico, encontrando na arquitetura a possibilidade de explorar suas habilidades. Ambos se conheceram na faculdade de arquitetura na Universidade de Cuiabá (Unic).

Durante a faculdade, os dois precisaram se separar quando Giovanni mudou o seu período de estudos, mas se reencontraram novamente em um estágio que foram contratados juntos. Já no início da pandemia em Mato Grosso, em abril, os dois acabaram saindo do escritório. Nada muito programado ou planejado, como Giovanni explica.

Sem emprego, a dupla de amigos resolveu se juntar para criar um escritório próprio. Desde o começo, os dois haviam decidido que iriam pensar fora da caixa e levar um conteúdo diferenciado nas redes sociais, com o objetivo de se aproximar do público. Assim, nasceu a Vincit.

“Encontramos essa palavra no latim. No início, a gente queria dar o nome ‘Da Vinci’, do grande Leonardo Da Vinci, mas [esse] é comum, muita gente já usava, e não conseguimos o registro dessa marca. Estudando palavras no latim, encontramos ‘vincit’, que significa vitória. Então [é a] vitória que almejamos com o nosso escritório”, detalha Giovanni.

Os trabalhos pelo Instagram começaram em abril de 2020, mas o canal no YouTube tem algumas semanas. Segundo Paola, eles sempre almejam criar um canal, mas somente no início de 2021 que conseguiram começar a concretizar a ideia. “Agora estamos fazendo nossos vídeos e começando a movimentar essa outra rede social”, acrescenta a arquiteta.

No momento da publicação desta matéria, são três vídeos publicados, que abordam desde a escolha por arquitetura por parte dos dois, como também erros que podem ser evitados em obras.



Já no Instagram, a dupla de arquitetos optou por trazer ao máximo os bastidores da profissão. A decisão partiu da vontade de se aproximar do público e demonstrar que arquitetura pode ser para todos, não somente para aqueles que possuem um certo poder aquisitivo econômico. 

“Nós sempre sentimos falta nos escritórios que a gente conhece, principalmente aqui em Cuiabá, de mostrar o dia a dia e a realidade enquanto arquitetos”, conta Paola. “Todo mundo tem um certo preconceito com arquiteto, que é coisa de rico e que não vou conseguir pagar. Trouxemos essa aproximação com o público para o cliente entender como é o nosso dia a dia. Pegar uma dica quanto a obra que está fazendo”, explica.

Siga a Vincit no Instagram YouTube.
Imprimir