Imprimir

Notícias / Política Cultural

Mãe Bonifácia e outros dois parques estaduais funcionam até meio-dia no feriado e finais de semana

Da Redação - José Lucas Salvani

Os parques estaduais Mãe Bonifácia, Zé Bolo Flô e Massairo Okamura funcionarão das 5 às 12h durante sábados, domingos e feriados, como nesta quarta-feira (20), Dia de Tiradentes. Já de segunda a sexta-feira o horário é das 6 às 17h. O uso de máscara é medida obrigatória para todos os visitantes.

Leia também:
Municípios de MT podem perder R$ 2,8 milhões em recursos da Lei Aldir Blanc; veja quais

Além da máscara, outros protocolos de prevenção à Covid 19 também devem ser seguidos, como o distanciamento social e a proibição de atividades que causem aglomeração. A fiscalização é feita pelos vigilantes dos parques e pela Polícia Militar para que as medidas de segurança que estão nos decretos governamentais com foco na saúde pública sejam cumpridas.

Os três parques retornaram suas atividades na última segunda-feira (19), após serem temporariamente fechados no final de março. A decisão visou evitar aglomerações nos feriados da Semana Santa. 

197 hectares de área verde

Além de áreas de lazer, os Parques Estaduais Massairo Okamura, Mãe Bonifácia e Zé Bolo Flô, representam, juntos, cerca de 197 hectares de área verde preservada do Bioma Cerrado em pleno perímetro urbano, geridos pela Sema-MT. 

Em tempos normais, o Parque Mãe Bonifácia recebe uma média de 600 pessoas ao dia, chegando a 3 mil visitantes nos finais de semana para desfrutar dos 9 km de trilha. A atração está localizada na Av. Miguel Sutil, nas proximidades do Bairro Santa Helena.

A Unidade de Conservação possui trilhas onde se observa espécies do cerrado e durante caminhada é possível se deparar com macacos, aves, capivaras e répteis. A unidade conta com trilhas, postos com equipamentos de ginástica para a prática de exercícios físicos de alongamento, sanitários, bebedouros, estacionamento e espaço para lazer. 

Situado na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, a Avenida do CPA, o Parque Massairo Okamura possui uma das poucas nascentes preservadas em área urbana na Capital: a nascente do Córrego do Barbado. Além de trilhas e infraestrutura com sanitários, o local abriga a Praça Nações Indígenas, que faz referência à memória dos povos indígenas de Mato Grosso. 

O Zé Bolo Flô também atua como um respiro para os moradores da Região do Coxipó, com seus 3,1 km de trilha em meio à vegetação.
Imprimir