Imprimir

Notícias / Turismo

Impactado pela pandemia, setor do turismo só se recupera com vacinação total, acredita agente de MT

Da Redação - José Lucas Salvani

Impactado pela pandemia do novo coronavírus, o setor do turismo só se recupera com a vacinação total da população nacional e internacional, acredita a agente de turismo, Mônica Galbiatti. Pouco mais de um ano depois do início da pandemia, ela ainda precisa lidar com os cancelamentos de março de 2020.

Leia também:
Salto das Nuvens: cachoeira se torna opção para quem busca paisagens exuberantes e contato com a natureza


“O setor do Turismo foi o primeiro a ser impactado brutalmente pela pandemia do novo coronavírus. Foi uma bomba que caiu nos nossos braços. Até hoje trabalhamos gerenciando cancelamentos de março de 2020. Passamos por muitas mudanças, tentando reorganizar as perdas e focando no futuro, apostando na recuperação que só vejo acontecer quando houver vacinação total da população nacional e internacional. Sabemos que a recuperação do setor não será fácil e rápida. Levará um tempo e será gradativa [porque] cada país e região tem seu ritmo”.

Segundo Mônica, atualmente os destinos mais procurados pelos brasileiros são México, Costa Rica, Maldivas, Emirados Árabes, República Dominicana e Aruba. Entre os seis, apenas México e Costa Rica não exigem o cumprimento de medidas de biossegurança como quarentena antes da viagem e apresentação de exame de RT-PCR.

Dados do site Our World in Data, da Universidade de Oxford, apontam que 9,95% da população mundial recebeu pelo menos uma das doses de alguma das vacinas aprovadas contra a covid-19. Já em relação aos destinos mais procurados pelos brasileiros, segundo Mônica, a relação de vacinas aplicadas é a seguinte.
 
Aruba - 57,65%
Costa Rica - 14,17%
Emirados Árabes - 51,38%
Maldivas - 56,69%

México - 14,22%
República Dominicana - 26,33%
Imprimir