Imprimir

Notícias / Cinema

Documentário sobre Barão de Melgaço é exibido na Globo no próximo sábado

Da Redação - José Lucas Salvani

O documentário “Barão de Melgaço, o bretão cuiabanizado Augusto Leverger” será exibido no próximo sábado (19) na TV Centro América, afiliada da Rede Globo em Mato Grosso, durante o “Supercine”, logo após o programa “Altas Horas”. A exibição será apenas para o Estado. Nacionalmente, será exibido “Ted 2”.

Leia também:
Empresas de Cuiabá criam kits de festa junina com milho cozido, paçoca e maçã do amor

Com direção de Leonardo Sant’Ana e produção executiva de José Paulo Traven, o longa-metragem documental conta a trajetória do militar franco-brasileiro, destaque na Guerra do Paraguai e presidente da província de Mato Grosso em várias ocasiões. A produção traz ainda animações para contar a história do também patrono na Academia de Letras e Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso.

Traven explica que para a produção do documentário foram entrevistados historiadores e pesquisadores como João Carlos Vicente Ferreira, Suely da Costa Campos, João Antônio Lucídio, Eduardo Mahon, Elizabeth Madureira, Maria Adenir Peraro e Ernesto de Sena.

“Em 93 minutos, os entrevistados destacam fatos e curiosidades sobre o Barão de Melgaço, que foi também historiador e geógrafo, e tinha entre seus principais interesses a hidrografia. Ele foi a figura mais importante da literatura mato-grossense de sua época e aumentou sua coleção de prêmios, condecorações e honrarias com o título de Barão de Melgaço, concedido pelo Imperador Dom Pedro II, em 1865, colocando-o no mesmo patamar do Barão de Rio Branco e de Mauá”, conta Traven.

“Barão de Melgaço, o bretão cuiabanizado Augusto Leverger” está programado para ser exibido às 23h55, horário local.
Imprimir