Imprimir

Notícias / Comportamento

Flor Ribeirinha conquista novos títulos internacionais em festival da Polônia

Da Redação - José Lucas Salvani

O Grupo Flor Ribeirinha conquistou o primeiro lugar no júri técnico e levou o prêmio Favorito do Público no 26º Festival de Dança Folk Harbor, realizado na Polônia, nesta quarta-feira (30). O Flor Ribeirinha, que participou de forma virtual por conta da pandemia do novo coronavírus, representou o Brasil a convite da Federação de Festivais Internacionais de Dança (FIDAF).

Leia também:
Salão Jovem Arte acontece em outubro no Sesc Arsenal e outros dois lugares em Cuiabá

Mestra da Cultura de Mato Grosso e fundadora do Flor Ribeirinha, Domingas Leonor, destaca com muito orgulho a conquista de mais um prêmio internacional. "É a consagração de um trabalho árduo na preservação da nossa cultura, mesmo diante das dificuldades", disse ela emocionada. 

O diretor artístico e coreógrafo do Flor Ribeirinha, Avinner Augusto, ressalta que o grupo mostrou a tradicional dança do Siriri e o Boi Bumbá, que encantaram o público. O trabalho foi avaliado por um júri técnico composto de cinco representantes de Federações Internacionais, como da Coréia do Sul, Rússia, Bulgária e dois representantes das Américas.

"Em um momento em que a pandemia impossibilitou o Flor Ribeirinha de realizar a viagem internacional, participar do festival neste formato virtual, e ser consagrado com este título mundial, mostra a força da nossa cultura, além das adversidades. Neste sentido nosso trabalho, continua mantendo viva a nossa esperança e produzindo memórias que marcam a história da nossa gente”, disse.

Para o Festival de Dança Folk Harbor foram selecionados apenas 10 grupos em todo o mundo para a competição online. O evento foi realizado de forma híbrida, com a apresentação in loco dos grupos da Polônia, enquanto os grupos estrangeiros enviaram as apresentações por meio de vídeos. Devido às restrições impostas pela pandemia, o Flor Ribeirinha enviou um vídeo para a modalidade  em desempenho competitivo. Desde a cerimônia de abertura em Gorzów até o encerramento com concerto de gala, as apresentações foram transmitidas por meio dos canais de mídia do próprio festival.
Imprimir