Imprimir

Notícias / Artes Cênicas

Resgate da cultura vilabelense é foco de espetáculo de dança no gramado do Sesc Arsenal

Da Redação - Priscilla Silva

O espetáculo “Choro da Alma” será encenado nesta quinta-feira (05) em dia de Bulixo, nos gramados do Sesc Arsenal, às 19h, em Cuiabá. A apresentação com entrada gratuita é inspirada na “Dança do Chorado” típica de Vila Bela da Santíssima Trindade, a primeira Capital de Mato Grosso. Depois da Capital, o grupo segue viagem para Rondonópolis (MT), Porto Seguro (BA) e Campo Grande (MS).

Leia mais:
"O Golem" ganha vida no Imagens em Pauta desta terça-feira
Jogos musicais e iluminação de espetáculos no Observatório da Música

Segundo a assessora de imprensa do grupo, Karina Arruda, a história foi criada com base no passado de escravidão em Vila Bela. Um período de dor que chamou a atenção do grupo, Digoreste Arte & Cultura, que decidiu escrever o roteiro na Fundação Nacional das Artes (Funarte) em 2010. No mesmo ano a ideia ganhou o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna.

“A ‘Dança do Chorado’ ficou conhecida através do choro das mulheres dos escravos que dançavam para os seus senhores na tentativa de amenizar o castigo que seria recebido por seus maridos”, conta Karina.

A peça “Choro da Alma” é estrelada pelos bailarinos Edilberto Magalhaes, Fabio Alino e Livia Amorim. De acordo com os artistas, o spetáculo “une o erudito e o popular numa simbiose que cria uma profusão de sentidos e sentimentos que refletem a história, os lamentos e as lembranças deste povo que preserva a Dança do Chorado como um dos maiores símbolos de sua vitória pela liberdade. Choro da Alma é, ao mesmo tempo, uma expressão de sofrimento, alegria, sensualidade, misticismo e luta do povo vilabelense”.
Imprimir