Imprimir

Notícias / Gastronomia

Homenageado no Pantanal Cozinha, Fernando Quaresma relembra parceria com irmão: “estou aqui representando ele”

Da Redação - José Lucas Salvani

O grande homenageado do Pantanal Cozinha Brasil 2021, Fernando Quaresma, proprietário do tradicional restaurante cuiabano Choppão, acredita que o tributo é resultado de sua jornada no meio gastronômico, assim como pela parceria com o irmão, Mário Luiz, que faleceu em 2018. 

Leia também:
Pantanal Cozinha homenageia dono do Choppão e aposta em degustação em restaurantes de renome de Cuiabá

“Parte desta história não é só minha. É de meu irmão que faleceu há três anos. Ele teve toda a vida gastronômica igual a minha. Então, estou aqui representando ele e o Choppão, que é um estabelecimento maior que nós, enquanto administradores. É maior que os funcionários. Tem uma uma identidade [própria] muito grande”, disse em entrevista ao Olhar Conceito, na tarde de sexta-feira (24), durante o evento de lançamento do Pantanal Cozinha Brasil 2021.



Fernando confessou que se sentiu surpreso ao ser homenageado no festival, por não se sentir no mesmo patamar que os demais profissionais da área gastronômica, como dona Eulália e Jean Biancardini, que também foram homenageados. Com a homenagem, Quaresma acredita que “o prêmio me iguala a eles. É uma honra muito grande ser homenageado dentro de um evento em sua sexta edição”. 

Ao Olhar Conceito, João Carlos Caldeira, um dos organizadores do evento, explica que a decisão de homenagear Fernando partiu justamente pela sua história dedicada ao meio gastronômico, assim como a importância do Choppão para a culinária mato-grossense. 

“Fernando tem uma vida dedicada à culinária. O restaurante Choppão é um ícone absoluto. Não tem ninguém que saiu de uma festa ou balada e não foi tomar um escaldado. Não tem ninguém do interior que não passe no restaurante dele. Não há discussão política que não passou pelas cadeiras do Choppão, que vai completar 47 anos”.

A homenagem a Fernando Quaresma foi realizada no Hotel Sesc Porto Cercado, próximo a Poconé (a 102 km de Cuiabá). O evento contou com a presença de representantes das secretarias municipal de Cuiabá e Mato Grosso de Cultura, Esporte e Lazer, além da presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em MT (Abrasel-MT), Lorenna Bezerra.



Ingrediente do ano

Em todas as edições do Pantanal Cozinha Brasil, é sempre escolhido o ingrediente do ano. Em 2021, é o baru (cumbaru), um fruto do cerrado com casca dura e uma amêndoa por dentro de sabor parecido com o do amendoim. O chef Bruno Kimura, um dos oficineiros da edição, explicou durante o evento que antigamente havia um certo preconceito com a castanha, que hoje é coletada por uma cooperativa comandada por mulheres da Comunidade Bandeira.

“A castanha do cumbaru na região há um tempo era mal vista. O consumo da castanha de cumbaru não era bem visto e os antigos diziam que causam até feridas nas pessoas que comiam. Hoje em dia, por meio de estudos e divulgação, a castanha é mais popular. Já acabou esse preconceito com a castanha, mas de certa forma é uma novidade para a população da região”, pontuou.

Programação

O evento de lançamento de sexta-feira marca o início da nova edição do Pantanal Cozinha Brasil que, em 2020, não pode ser realizado por conta do alto índice de casos do novo coronavírus. Em formato híbrido, com oficinas transmitidas pelo YouTube e menus degustação no Flor Negra, Salamanco e Seu Majó, é esperado que o festival alcance novas pessoas.

“A gente aguarda que consiga atingir um público até maior que o presencial de 2019 por conta dos restaurantes em Cuiabá e oficinas, mas também pelo YouTube. Você consegue atingir um público muito maior. Claro, não é possível degustar como as turmas presenciais, mas de qualquer maneira estará acompanhando, vendo as tendências e acompanhando os chefes”, explica João ao Olhar Conceito.

A maioria das degustações será realizada nos dias 1 e 2 de outubro, na Univag, Senac e Shopping Estação. Inclusive, algumas dessas degustações e aulas show na Cozinha dos Fundos, Mr. Cheney e Empório Santo Queijo serão gratuitas. Haverá também oficinas oferecidas de graça pelo Sesi, que também lançará um projeto que busca valorizar pratos, restaurantes e cultura regional.

Entre os convidados nacionais do Pantanal Cozinha Brasil 2021, estão o chef Alberto Landgraf, do restaurante Oteque, que possui duas estrelas Michelin e é considerado do 12º melhor da América Latina, além de João Diamante, que realiza um trabalho social na comunidade Andaraí, no Rio de Janeiro.

Já nas oficinas de culinária, onde todos cozinham com o chef e ao final degustam os pratos harmonizados com vinhos ou cervejas, grandes nomes como Fernando Mack, Marcelo Cotrim, Chico Parrilero, Carol Manhozo, André Vitaliano, entre outros. A programação completa pode ser conferida aqui.
Imprimir