Imprimir

Notícias / Tecnologia

Estudantes de Mato Grosso são semifinalistas de programa da Samsung

Da Redação - José Lucas Salvani

Estudantes do segundo ano do Ensino Médio na Escola Estadual Coronel Rafael de Siqueira, em Chapada dos Guimarães (a 60 km de Cuiabá), são semifinalistas da 8ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa brasileira do Solve For Tomorrow, programa global da Samsung que desafia alunos e professores da rede pública de ensino a desenvolver soluções para a sociedade local com experimentação científica e/ou tecnológica por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). A coordenação geral é do CENPEC Educação.

Leia também:
NASA Space Apps Challenge 2021 acontece em Cuiabá no próximo sábado; inscrições abertas

A equipe de três alunos liderada pela professora Hozana Donatila Delgado, que dá aulas de física e química, desenvolveu um satélite em forma de cubo (cubesat), com o objetivo de estudar os efeitos das queimadas na região. O grupo deu ao projeto o nome “Less Fire, More Life” (Menos Fogo, Mais Vida – em português).



“Sabemos que as mudanças climáticas têm uma série de causas e as queimadas estão entre elas. Entender essas alterações é uma forma de tentar recuperar o meio ambiente e o nosso patrimônio, que inclui a vegetação e os animais do Parque Florestal da Chapada dos Guimarães, bem como cuidar da saúde da população, considerando que esse tipo de incidente pode gerar problemas respiratórios”, explica a professora.

O cubesat desenvolvido pelos alunos mato-grossenses é composto por sensores de umidade, temperatura, pressão atmosférica, entre outros. Dessa forma, é possível estudar o clima da região atingida pelos incêndios.

“Para nós, concorrer a um Prêmio como esse é uma oportunidade única, pois contamos com mentores e temos todo o suporte para desenvolver as ideias dos alunos. A nossa escola é urbana, mas atende muitos estudantes da parte rural Estamos muito felizes e empolgados com o projeto e muito gratos por estar entre os semifinalistas”, afirma Hozana.

Solve For Tomorrow

 

O Prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa brasileira do Solve For Tomorrow, está no Brasil desde 2014, envolvendo mais 165 mil estudantes, 22 mil professores e 5 mil escolas públicas em 8.113 projetos inscritos. A 8ª edição do programa registrou um aumento de 22% na participação de estudantes, 40% na de professores e 52% na de escolas em comparação a 2020.

 

O programa, que faz parte do conjunto de projetos capitaneado pela visão global da marca “Together for Tomorrow! Enabling People”, busca capacitar futuras gerações para alcançarem seu pleno potencial por meio da Educação.
Imprimir