Imprimir

Notícias / Tecnologia

Queda do Instagram e WhatsApp deixa influenciadores de MT frustrados sem poder trabalhar

Da Redação - Fabiana Mendes e José Lucas Salvani

O trabalho de influenciadores e contas no Instagram e Facebook está parado desde as 11h30 desta segunda-feira (4), por conta da queda das redes sociais de Mark Zuckerberg. O criador da página Perrengue Mato Grosso afirma que a situação assusta, enquanto Didier Provenzano, o Xômano Que Mora Logo Ali, diz que “está sendo bem frustrante”.

Leia também:
Pane nas redes: o que se sabe até agora da queda de Facebook, Instagram e WhatsApp

“Essa queda de tantas redes sociais assusta um pouco quem trabalha com elas. A gente fica meio perdido”, conta o criador do Perrengue em entrevista ao Olhar Conceito. Com nove publicidades diárias e 98 stories no Instagram, o Perrengue ainda não consegue mensurar um possível prejuízo porque não há previsão de quanto tempo a que das redes pode durar.

Já Didier acredita que muitos influenciadores de Mato Grosso devem se sentir frustrados por não conseguir trabalho. “Não só para mim, mas para muitos que vivem das redes sociais está sendo bem frustrante. Acho que é o apocalipse”.

Quase seis horas fora do ar

Brasileiros e inúmeras pessoas ao redor do mundo estão há cerca de seis horas sem acesso ao Facebook, Instagram e WhatsApp nesta segunda-feira (4). No Twitter, o Facebook notificou que sabe os problemas enfrentados, mas até a publicação desta matéria as redes sociais de Mark Zuckerberg ainda estão fora do ar, deixando milhões de usuários sem respostas.

“Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para voltar ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, pediu desculpas o Facebook.

É especulado por diversos sites nacional, como Tilt, da UOL, que o problema enfrentado pelas redes sociais de Mark Zuckerberg está relacionado ao DNS (Domain Name System, ou Sistema de Nomes de Domínios em tradução livre), um protocolo que comunica o endereço nominal “www.olharconceito.com.br”, por exemplo, com o número de IP. Quando há falha nos servidores, o IP fica inacessível.

O site DownDetector aponta que as reclamações referentes a instabilidade do Facebook começaram por volta das 11h30, atingindo o pico de mais de 126 mil impugnações. Já em relação ao WhatsApp, as reclamações chegaram a 30 mil ao meio-dia e no Instagram são mais de 99 mil no mesmo horário.
Imprimir