Imprimir

Notícias / Dr. Juliano Slhessarenko - Cardiologia

Doença cardíaca em mulheres: entenda os sintomas e os fatores de risco

Dr. Juliano Slhessarenko

Todas as mulheres enfrentam a ameaça de doenças cardíacas. Conhecer os sintomas e riscos exclusivos das mulheres, bem como seguir uma dieta saudável para o coração e praticar exercícios, pode ajudar a protegê-la.
 
As doenças cardíacas costumam ser consideradas um problema maior para os homens. No entanto, é a causa mais comum de morte para mulheres e homens no Brasil. Como alguns sintomas de doenças cardíacas nas mulheres podem ser diferentes dos homens, as mulheres geralmente não sabem o que procurar.
 
Felizmente, ao aprender seus sintomas únicos de doenças cardíacas, as mulheres podem começar a reduzir seus riscos.
 
Sintomas de ataque cardíaco em mulheres
 
O sintoma de ataque cardíaco mais comum nas mulheres é o mesmo que nos homens - algum tipo de dor no peito, pressão ou desconforto que dura mais do que alguns minutos ou vai e vem.  Mas a dor no peito nem sempre é forte ou mesmo o sintoma mais perceptível, principalmente nas mulheres. As mulheres costumam descrevê-lo como pressão ou aperto. E, é possível ter um ataque cardíaco sem dor no peito.
 
As mulheres têm maior probabilidade do que os homens de apresentar sintomas de ataque cardíaco não relacionados à dor no peito, como: Esses sintomas podem ser vagos e não tão perceptíveis quanto a dor intensa no peito, frequentemente associada a ataques cardíacos.  Isso pode ocorrer porque as mulheres tendem a ter bloqueios não apenas em suas artérias principais, mas também nas menores que fornecem sangue ao coração - uma condição chamada doença cardíaca de pequenos vasos ou doença microvascular coronariana.
 
As mulheres tendem a ter mais sintomas durante o repouso, ou mesmo durante o sono, do que nos homens.  O estresse emocional pode desempenhar um papel no desencadeamento dos sintomas de ataque cardíaco em mulheres.
 
Como as mulheres nem sempre reconhecem seus sintomas como os de um ataque cardíaco, elas tendem a aparecer nos pronto-socorros após a ocorrência de um dano cardíaco.  Além disso, como seus sintomas geralmente diferem dos dos homens, as mulheres podem ser diagnosticadas com menos frequência com doenças cardíacas do que os homens.
 
Se você tiver sintomas de um ataque cardíaco ou achar que está tendo um, ligue para um médico de emergência imediatamente.  Não dirija até o pronto-socorro, a menos que não tenha outras opções.
 
Fatores de risco de doenças cardíacas para mulheres
 
Vários fatores de risco tradicionais para doença arterial coronariana - como colesterol alto, pressão alta e obesidade - afetam mulheres e homens.  Mas outros fatores podem desempenhar um papel maior no desenvolvimento de doenças cardíacas nas mulheres.
 
Os fatores de risco de doenças cardíacas para mulheres incluem:
 
Diabetes: as mulheres com diabetes têm maior probabilidade de desenvolver doenças cardíacas do que os homens com diabetes.  Além disso, como o diabetes pode mudar a maneira como você sente dor, você corre um risco maior de sofrer um ataque cardíaco silencioso - sem sintomas.

Estresse mental e depressão: o estresse e a depressão afetam mais o coração das mulheres do que dos homens. A depressão torna difícil manter um estilo de vida saudável e seguir o tratamento recomendado.

Fumo: fumar é um fator de risco maior para doenças cardíacas nas mulheres do que nos homens.

Inatividade: a falta de atividade física é um importante fator de risco para doenças cardíacas.  Algumas pesquisas descobriram que as mulheres são menos ativas do que os homens.

Menopausa: os baixos níveis de estrogênio após a menopausa representam um risco significativo de desenvolvimento de doenças em vasos sanguíneos menores.

Complicações na gravidez: a hipertensão ou diabetes durante a gravidez podem aumentar o risco da mãe de desenvolver hipertensão e diabetes a longo prazo.  As condições também aumentam a probabilidade de as mulheres desenvolverem doenças cardíacas.

História familiar de doença cardíaca precoce: este parece ser um fator de risco maior nas mulheres do que nos homens.

Doenças inflamatórias: artrite reumatóide, lúpus e outros podem aumentar o risco de doenças cardíacas em homens e mulheres.

As doenças cardíacas são algo com que apenas as mulheres mais velhas devem se preocupar?
 
Não. Mulheres de todas as idades deveriam levar a sério as doenças cardíacas.  Mulheres com menos de 65 anos - especialmente aquelas com histórico familiar de doenças cardíacas - também precisam prestar muita atenção aos fatores de risco de doenças cardíacas.
 
O que as mulheres podem fazer para reduzir o risco de doenças cardíacas?
 
Ter um estilo de vida saudável pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas.  Experimente estas estratégias saudáveis ​​para o coração:
 
Parar de fumar.  Se você não fuma, não comece.  Tente evitar a exposição ao fumo passivo, que também pode danificar os vasos sanguíneos.

Exercite regularmente.  Em geral, todos devem fazer exercícios moderados, como caminhar em um ritmo acelerado, na maioria dos dias da semana.

Mantenha um peso saudável.  Pergunte ao seu médico qual é o peso mais adequado para você.  Se você está acima do peso, perder alguns quilos pode diminuir a pressão arterial e reduzir o risco de diabetes.

Coma uma dieta saudavel.  Opte por grãos inteiros, uma variedade de frutas e vegetais, laticínios com baixo teor de gordura ou sem gordura e carnes magras.  Evite gorduras saturadas ou trans, açúcares adicionados e grandes quantidades de sal.
 
Gerenciar seu estresse.  O estresse pode fazer com que suas artérias se contraiam, o que pode aumentar o risco de doenças cardíacas, principalmente doenças microvasculares coronárias.

Limite o álcool.  Se você consome mais de uma bebida por dia, diminua.  Uma bebida é aproximadamente  360 mililitros de cerveja, 150 mililitros de vinho ou 45 mililitros de bebidas destiladas, como vodka ou uísque.

Siga seu plano de tratamento. Tome seus medicamentos conforme prescrito, como medicamentos para pressão arterial, anticoagulantes e aspirina.

Gerenciar outras condições de saúde.  Pressão alta, colesterol alto e diabetes aumentam o risco de doenças cardíacas.
 
O tratamento para doenças cardíacas nas mulheres é diferente do dos homens?
 
Em geral, o tratamento de doenças cardíacas em mulheres e homens é semelhante. Pode incluir medicamentos, angioplastia e implante de stent ou cirurgia de ponte de safena.
 
As mulheres têm menos probabilidade de receber prescrições de terapia com estatinas para prevenir futuros ataques cardíacos do que os homens. No entanto, estudos mostram que os benefícios são semelhantes em ambos os grupos. A angioplastia e o implante de stent, tratamentos comumente usados ​​para ataques cardíacos, funcionam tanto para homens quanto para mulheres. Mas, para a cirurgia de revascularização do miocárdio, as mulheres têm maior probabilidade de complicações do que os homens.
 
A reabilitação cardíaca pode melhorar a saúde e ajudar na recuperação de doenças cardíacas. No entanto, as mulheres têm menos probabilidade de serem encaminhadas para reabilitação cardíaca do que os homens.
Imprimir