Imprimir

Notícias / Literatura

Autoras lançam livro para encorajar autonomia de meninas e jovens mulheres

Da Redação - Vinicius Mendes

O livro “Aprendendo sobre mim comigo”, de Anne Mathilde e Sophia Paiva, será lançado às 19h desta quinta-feira (18). A obra é composta por textos curtos e artes visuais ilustrativas, e aborda de maneira acessível questões ligadas à construção da identidade de meninas e jovens mulheres. O projeto foi selecionado pelo Edital MT Nascentes, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL-MT). O lançamento será em uma live na página do Instagram @aprendendo.sobremim.
 
Leia mais:
Vinhoterapia e fios de seda são tratamentos essenciais para cuidar de pele desidratada, explica fisioterapeuta
 
A partir do lançamento, a versão digital da obra (ebook) vai ficar disponível gratuitamente para ser baixada pelo site. E para adquirir a versão física, basta acessar a aba “Livro Impresso”, pela qual será redirecionada para falar diretamente com as autoras e agendar a retirada em Cuiabá ou Chapada dos Guimarães.
 
Na sexta-feira (19), Anne e Sophia vão ofertar oficina de leitura na Escola Estadual Cleinia Rosalina Souza, no Residencial Itamarati, bairro periférico de Cuiabá. Na ocasião, serão doados exemplares às alunas participantes. Aliás, já foram doados 320 livros para 157 bibliotecas públicas de Mato Grosso, além de aproximadamente 80 para ONGs, escolas públicas, associações e bibliotecas comunitárias.
 
O projeto surgiu quando as duas autoras decidiram unir forças em uma iniciativa baseada na troca e compartilhamento de informações e experiências entre mulheres. “A intenção é favorecer a interpretação das nossas relações com as emoções, com as outras pessoas e com o mundo à nossa volta”, comenta Anne.
 
A obra é dividida em três eixos: aspectos orgânicos do corpo; aspectos cognitivos e emocionais; e aspectos sociais relacionados ao desenvolvimento da personalidade e da autoimagem. “Considerando os impactos da alienação em relação ao corpo e à própria existência, esperamos que o livro contribua para a emancipação de mulheres e que as ajudem a lidar com processos sociais que as rodeiam”, explica Sophia.
 
Embora trate de questões complexas, a abordagem se dá por meio de uma linguagem acessível ao público que se destina (classificação indicativa de 12 anos). A publicação possui 64 páginas e será disponibilizada de forma gratuita tanto na versão digital quanto na física. “Queremos disponibilizar o conteúdo para toda e qualquer menina e jovem mulher, e não apenas para as que puderem pagar”, pontua Sophia.
 
Livrai-nos
 
As autoras ressaltam que mulheres são vítimas de opressão de gênero, que, por sua vez, são atravessadas por opressões de classe, de raça e de idade. Este conjunto de opressões, principalmente quando se trata de meninas e jovens, interfere no acesso à informação e na construção da autoimagem, tornando-as vulneráveis a diferentes tipos de violências.
 
Esta perspectiva é atestada por dados do último Anuário Brasileiro de Segurança Pública, de 2019, que indica a ocorrência de um estupro a cada oito minutos no território nacional. As vítimas, em 86% dos casos, são do sexo feminino.
 
Da teoria à prática
 
Ao abordar questionamentos e anseios pertinentes a meninas e jovens mulheres, o livro ainda apresenta sugestões de práticas para promover a saúde nos âmbitos físico, emocional, sexual e espiritual, possibilitando a criação de uma rotina que fortaleça a autonomia. Neste sentido, “Aprendendo sobre mim comigo” contribui com a construção da identidade de suas leitoras.
 
No campo teórico são apresentados conceitos que podem revelar uma visão de mundo diferente daquela pautada em valores patriarcais da sociedade ocidental. E no campo prático a leitora é convidada a se expressar e pensar sobre si, enfim, a se perceber e se mostrar ao mundo.
 
Autoras
 
Anne Mathilde é doula e educadora perinatal, pesquisadora, futura cientista social, arquiteta e urbanista. Estudiosa das questões de gênero, corpo e sexualidades. É fibromiálgica e gosta do contato com a natureza, além de ser entusiasta do consumo de plantas medicinais.
 
Sophia é bióloga, professora, cientista, divulgadora científica e ilustradora nas horas vagas.  Pesquisadora em física ambiental, neurociências e mídias digitais para a educação. É autista e estuda como cuidar do solo e dos rios com respeito e carinho.
 
Serviço

O que: Lançamento do livro “Aprendendo sobre mim comigo”
Data e horário: 19h do dia 18 de novembro
Onde: Live no Instagram @aprendendo.sobremim
Contato: (65) 99349-8003
Imprimir