Imprimir

Notícias / Cinema

Documentário indicado ao Oscar é exibido em mostra sobre os 60 anos do Parque Indígena do Xingu

Da Redação - Vinicius Mendes

O documentário "Raoni" (1978), assinado pelo cineasta e escritor belga Jean-Pierre Dutilleux e pelo fotógrafo e montador brasileiro Luiz Carlos Saldanha, abre a Mostra Xingu 60 Anos nesta quarta-feira (1º), às 20h, na plataforma do evento. Outros 31 filmes raros e atuais, realizados de 1932 a 2021, também serão exibidos. A Mostra acontece de forma online e gratuita.
 
Leia mais:
Pioneiros de VG são homenageados em evento religioso on-line
 
Indicado ao Oscar de melhor documentário (em sua versão norte-americana, com locução de Marlon Brando) e que, na versão brasileira (com a voz de Paulo César Pereio), conquistou quatro premiações no Festival de Gramado, incluindo a de melhor filme, a obra acompanha a luta do cacique Raoni pela preservação do Parque Nacional do Xingu, ameaçado por grileiros, caçadores e madeireiras.
 
Promovido pela Mostra Ecofalante de Cinema, o especial Xingu 60 Anos marca as seis décadas de existência do Parque Indígena do Xingu. A programação conta com 31 filmes raros e atuais realizados de 1932 a 2021, assinados por nomes como Aurélio Michiles, Mari Corrêa, Maureen Bisilliat, Paula Gaitán, Vincent Carelli, Washington Novaes, Jesco von Puttkamer, entre outros, e uma nova geração de cineastas indígenas representada por Takumã Kuikuro e Kamikia Kisêdj, e debates com convidados.
 
A mostra acontece de 01 a 12 de dezembro, online e gratuita para todo Brasil. Os filmes e demais atividades podem ser acessados gratuitamente através do site do evento, sendo parceira a plataforma Cultura em Casa.
 
Sinopse

O cotidiano, a cultura, os costumes e as situações vividas pelas tribos que habitam a região do Parque Nacional do Xingu, por meio da figura de Raoni Metuktire, um cacique conhecido internacionalmente por sua luta pelos povos indígenas brasileiros.

Um dos primeiros documentários de longa-metragem a abordar os problemas relacionados à questão indígena no Brasil, o filme teve uma carreira surpreendente. Sua versão norte-americana (com locução de Marlon Brando) foi indicada ao Oscar de melhor documentário e foi eleito como melhor documentário no Festival Internacional de Cinema de São Francisco; a versão brasileira (com a voz de Paulo César Pereio) venceu os prêmios de melhor filme, fotografia, música (para Egberto Gismonti) e montagem no Festival de Gramado.

Nos Estados Unidos, diversas personalidades se engajaram na sua divulgação, entre elas, os atores Dustin Hoffman, Jon Voight e Jeff Bridges. Outra curiosidade é a opção dos diretores pela fotografia em Cinemascope (tela larga), formato raramente utilizado no documentário.

* "Raoni" (França/Brasil/Bélgica, 1978, 84 min) – Jean-Pierre Dutilleux e Luiz Carlos Saldanha
 
Serviço

Xingu 60 Anos – programação especial da Mostra Ecofalante de Cinema
De 01 a 12 de dezembro de 2021
Online e gratuito
Acesso aos filmes e demais atividades pelo site www.ecofalante.org.br
 
 
Imprimir