Imprimir

Notícias / Política Cultural

Projeto promove oficinas para inclusão de afrodescendentes no setor cultural de Mato Grosso

Da Redação - José Lucas Salvani

A partir desta segunda-feira (13) começam as Oficinas InterPretativas. O projeto é voltado para a inclusão de afrodescendentes no setor cultural e economia criativa em Mato Grosso, e conta com facilitadoras especialistas em comunicação, marketing, organização de eventos, produção e gestão cultural. Para se inscrever, clique aqui.

Leia também:
Jornal sobre novas formas de ocupação do centro de Cuiabá já está disponível; confira

De acordo com Jackeline Silva, idealizadora do projeto aprovado pelo Edital MT Nascentes da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), “trata-se de uma iniciativa afrocentrada, feita com e para as pessoas negras, por compreender as nossas especificidades. Por isso, o foco será a troca de experiências entre negras/es profissionais e interessadas/es”.

O intuito da iniciativa é provocar reflexão crítica e, ao mesmo tempo, sensibilizar para uma efetiva implementação das ações afirmativas por meio das políticas públicas, em todas as áreas e segmentos da cultura visando a equidade racial e de gênero.

A respeito das políticas afirmativas, como ativista do movimento de mulheres negras (IMUNE MT, Coletivo Quariterê e AMNB), Jackeline Silva sinaliza a necessidade de promover formação e informação, para que as pessoas negras escrevam seus próprios projetos, disputem editais e tenham acesso ao fomento.

“Existem contratantes – de diversas áreas – que invisibilizam a nossa experiência, sequer valorizam nosso talento e habilidades profissionais. No setor cultural, eu já ouvi algumas pessoas dizerem ‘não encontrei pessoas qualificadas’, mas não haviam procurado e nem pedido indicação. É cômodo fazer de conta que nós negros não trabalhamos com competência. E sobre esse apagamento, o fato de não nos enxerguem como profissionais competentes, ou nos contratar apenas para funções subalternas tem nome: racismo.”

Veja a programação

13/12: Elaboração de portfólio na área cultural, com Fernanda Quevedo.
14/12: Pautas Negras importam? Comunicação e divulgação de projetos da cultura afro, com Raio Gomes.
15/12: Produzindo festivais de cultura negra, com Kety Kim.
16/12: Elaboração e Gestão de projetos, com Jackeline Silva.

Observação: sempre às 18h, de forma online.
Imprimir