Imprimir

Notícias / Política Cultural

Retorno das Águas tem siriri, canoa decorada e lançamento de campanha “Rios Livres”; veja vídeos e fotos

Da Redação - José Lucas Salvani

O município de Cáceres (a 220 km de Cuiabá) recebeu o Retorno das Águas no último sábado (11). O evento celebra as cheias dos rios de Mato Grosso e contou com siriri, canoa decora e o lançamento da campanha “Rios Livres”. A organização é do Instituto Gaia e Rede de Comunidades Tradicionais do Pantanal com o apoio dos Jovens da Reserva da Biosfera do Pantanal e de parceiros locais.

Leia também:
Final do “MasterChef” com competidora mato-grossense acontece nesta terça-feira; veja horário e onde assistir

Danúbia explica em entrevista ao Olhar Conceito que o evento surgiu a partir da necessidade de se falar de um tema que ameaça o Pantanal. Para as comunidades que moram nessa região, os últimos tempos têm sido recheados de desafios devido às queimadas, que foram potencializadas pela seca e desmatamento. A pauta desta vez são hidrelétricas e hidrovias, que afetam um sistema completo.

“Realizamos esse evento tanto de cunho festivo, mas sem esquecer dessas ameaças. (...) Conseguimos reunir dois grupos sociais, que são com várias pessoas, o pessoal das comunidades pantaneiras e os caiaqueiros. Fizemos esse encontro para celebrar o retorno das águas que vem enchendo o pantanal que estava na seca”.

Em especial nesta primeira edição, o Retorno das Águas serviu para alertar sobre a necessidade de se preservar os rios Sepotuba e Cabaçal, que ainda não possuem uma hidroelétrica em seu leito. O evento, aliás, culminou no lançamento da campanha "Rios Livres", que tem como mote justamente a preservação dos rios.

O Retorno das Águas começou com um café da manhã na beira do Rio Paraguai e contou com oficina de pintura para crianças, além de uma roda de conversa. Posteriormente, houveram apresentações de siriri e cururu e música de Lucas Lemuel, Hélio San, Luana e Bethânia.

Imprimir