Imprimir

Notícias / Artesanato

Mestre artesão da viola de cocho de MT vence Prêmio Rodrigo do IPHAN

Da Redação - José Lucas Salvani

O mestre artesão da viola de cocho de Mato Grosso, Alexandre Paes de Oliveira, é um dos vencedores da 36ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrada, do Instituto Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan). O resultado foi divulgado na última sexta-feira (10).

Leia também:
“Se eu não repassar para os alunos, vai morrer comigo”, diz oficineiro que aprendeu a fazer viola de cocho com o pai

O prêmio foi concedido ao varzea-grandense graças a sua Oficina Modos de Fazer Viola de Cocho, que ensina as principais técnicas, ferramentas e materiais utilizados na construção de instrumentos tradicionais como a viola de cocho, mocho e ganzá, presentes nas principais manifestações culturais do Estado. A iniciativa possibilita a compreensão acerca dos costumes e usos desses instrumentos na construção da identidade cultural pantaneira.

Mestre Nacional da Cultura Popular, pelo Ministério da Cidadania do Governo Federal desde 2018, Alexandre aprendeu com seu pai o ofício de artesão da viola de cocho, mocho e ganzá. Desde 2010, quando entrou na Associação das Manifestações Folclóricas de Mato Grosso (AMFMT), ela ministra oficinas em Várzea Grande. Ele começou dando aulas de musicalidade para jovens na Escola Estadual Nadir de Oliveira e posteriormente iniciou as oficinas de viola de cocho.

O quintal de sua casa, no bairro Vila Arthur, é um dos pontos culturais mais importantes do Estado. No seu quintal são realizados oficinas e cursos de confecção da viola de cocho, cursos de musicalização do instrumento, rodas de siriri e cururu e reza cantada, tudo de forma gratuita e aberta para a comunidade.
Imprimir