Imprimir

Notícias / Diversão e Lazer

Luciene Carvalho é homenageada em podcast e espetáculo a partir desta quinta-feira

Da Redação - José Lucas Salvani

Poeta e escritora, Luciene Carvalho será homenageada no espetáculo “Canção da Iniciação”, nesta quinta-feira (16), na Casa Cuiabana, e em um podcast sobre a trajetória e obra da artista, que será disponibilizado no Spotify na sexta-feira (17). O projeto, realizado pelo grupo Tibanaré, foi selecionado no edital Conexão Mestres da Cultura – Marília Beatriz de Figueiredo Leite, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). 

Leia também:
Cinemas de Cuiabá exibem novo “Homem-Aranha” e outros sete filmes a partir desta quinta-feira

Para a homenageada, receber o título de Mestre da Cultura Mato-Grossense tem um profundo significado: o de redimensionar a jornada. “Uma coisa enorme cresce em meu peito. Alcançar essa estatura aqui em Mato Grosso - e quantos poetas vivos receberam? E quantas escritoras vivas receberam? - é redimensionar uma jornada. Meu nome é gratidão”, diz. 

“Canção da Iniciação” apresenta obras de Luciene ao público com captura de imagem e reprodução projetada em tempo real de textos e sonoridades. A ideia é despertar sentimentos, sensações, lembranças e evocar o feminino e a vivência periférica presentas na poesia de Luciene.

Com direção e atuação de Jefferson Jarcem, o espetáculo tem no elenco Ana Carolina, Fernanda Gandes, Nhantumbo'space e Ray Richard Artiaga. A trilha sonora é assinada por André Coruja e o figurino por Luiz Pitta. 

“A experiência é um mix da nossa identidade, para despertar sentimentos, sensações, lembranças, provocar as emoções e outras vertentes que são reveladas pelas obras de Luciene Carvalho”, antecipa o grupo.  

Além da estreia, o espetáculo tem outras duas sessões agendadas: sexta-feira (17), na Casa Cuiabana; e sábado (18), no Palácio da Instrução. Os ingressos são gratuitos e podem ser reservados aqui

O grupo também vai homenagear a escritora com o lançamento do podcast “Luciene Carvalho: as obras da poeta em conta-gotas”, disponível Spotify na sexta-feira (17). Ao todo, 10 episódios trarão a universalidade e a veracidade de Luciene para a plataforma. Nos episódios, cada livro de Luciene, seguindo a ordem de lançamento, ganha um registro feito pelo Tibanaré.  

Luciene

Nasceu em Corumbá, antes da divisão dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Em Cuiabá, onde vive desde 1974, ganhou o título de cidadã cuiabana, que renasce como poeta. A obra dela, contudo, não tem morada fixa e viaja por todo o Estado. É que a poeta se declara uma caixeira viajante. 

Transitando entre as artes cênicas e a literatura, Luciene é uma declamadora que escreve os próprios poemas. Desde a década de 90, ela une figurino, trilha sonora e efeitos cênicos para oferecer poesia viva à plateia. Ou como ela mesma qualifica: proporcionar “um mergulho nos desvãos emocionais da palavra”. 

Seja onde estiver, Luciene Carvalho carrega consigo a voz da mulher preta e periférica. Já publicou – entre outros títulos – Conta-gotas, Sumo da lascívia, Insânia, Ladra de flores e Dona. ‘Na Pele’, uma das publicações mais recentes, foi escrito entre maio e julho de 2020, durante o isolamento da pandemia de covid-19. 

A poesia de Luciene e sua trajetória já conquistaram outros prêmios e honrarias: em 2014, a obra poética dela virou tema de um trabalho apresentado em Londres; o livro ‘Dona’ consta na relação de obras literárias exigidas no vestibular da Unemat; e, em 2015, ela se tornou a primeira mulher negra a tomar posse na Academia Mato-grossense de Letras (AML).
Imprimir