Imprimir

Notícias / Política Cultural

Nova rede social para artistas é aposta para fomentar Economia Criativa em Mato Grosso

Da Redação - José Lucas Salvani

As redes sociais se tornaram uma importante ferramenta para além da interação social e se provou fundamental para trabalho, principalmente em meio a pandemia do novo coronavírus. O setor da Economia Criativa é dos que melhor apropriou o uso das redes e, por isso, o produtor Fabian Carlos decidiu criar a Tocarte, uma rede social focada nos artistas mato-grossenses.

Leia também:
Cuiabano de 8 anos recebe medalha das mãos de Marcos Pontes por detectar asteroides em projeto da NASA

A ideia surgiu depois que Fabian, que também é profissional da Tecnologia da Informação, passou a produzir shows e eventos culturais, em Cuiabá. De passatempo a trabalho, a experiência revelou a dificuldade que, na maioria das vezes, os artistas encontram na etapa da divulgação. 

“Para apresentar seus trabalhos, os artistas dependem muito das suas relações próximas e, claro, de feiras, festivais, exposições e, principalmente, dos meios digitais, como publicações em sites de notícias, blogs e redes sociais”, explica. A proposta é que a nova rede social interligue horizontalmente todos os agentes da Economia Criativa, em Mato Grosso e no Brasil. 

Na prática, a rede social permitirá que pessoas interessadas nos serviços dos artistas e profissionais criativos possam contratá-los ou mesmo que os fãs e público geral acompanhem a agenda e próximos eventos. Inicialmente, a plataforma estará disponível para early adopters - os primeiros a adotar, em tradução literal - que necessariamente deverão ser agentes da Economia Criativa, como músicos, escritores e pintores. 

“Nesse estágio inicial, é importante que os usuários tenham conteúdos, trabalhos, para alimentar a rede com suas atividades passadas”, sugere Fabian.  Dentro das funcionalidades, os usuários poderão postar links, arquivos, fotos e vídeos. Outras ferramentas, como seguir, comentar, reagir e enviar mensagens também serão disponibilizadas. 

Para criar o perfil basta inserir dados básicos, como nome, foto, e-mail e telefone. No perfil, outras informações como gênero, raça e outras individualidades também poderão ser inseridas como filtro. Os primeiros usuários a se inscreverem ganharão brindes com a marca do negócio. 

A Tocarte é um projeto viabilizado pelo Edital MT Criativo, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).  

Articular e fortalecer a Economia Criativa 

A plataforma também foi idealizada como uma rede social para articular e fortalecer a Economia Criativa em Mato Grosso. Ao invés de valorizar as estruturas hierárquicas, a proposta é que a Tocarte estimule os elos informais e as relações interpessoais. 

Isso porque, o setor é um mercado em alta no Estado e em todo o Brasil, mas precisa ser fortificado. Segundo o ‘Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil’, a Indústria Criativa gerou R$ 190,5 bilhões, em 2019, o correspondente a 2,61% do PIB brasileiro e responsável por 1,8 milhões de empregos. 

Os dados são da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro.

Com informações de assessoria.
Imprimir