Imprimir

Notícias / Política Cultural

Projeto de audiodescrição de monumentos de Cuiabá será lançado na quinta-feira

Da Redação - José Lucas Salvani

O projeto Capital - Circuito Monumental Audiodescrito Pela Inclusão, Tradução é Autonomia e Liberdade já tem data: quinta-feira (23). Contemplado com recursos da Lei Federal Aldir Blanc, pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL), o projeto contará com uma live, a partir das 14h, com transmissão pelo Instagram.

Leia também:
Representante de Juína conquista título de Mister Mato Grosso e concorre em concurso nacional ano que vem

Monumento do Índio Pescador, Monumento aos Bandeirantes ou Monumento à Cidade, Busto do Almirante Augusto Leverger, estátuas de Mãe Bonifácia e Maria Taquara, Monumento Ulisses Guimarães, Escultura da Chacina do Beco do Candeeiro, representação da cultura popular com o Monumento à Viola de Cocho, Cururueiros e Dançarinos de Siriri são as personagens escolhidas para contar, de forma cronológica, parte da história regional, que por meio da audiodescrição, vai tomando forma no imaginário do ouvinte.

Foi pensando na acessibilidade de pessoas com deficiência visual e também com Transtorno do Espectro Autista, disléxicas, idosos e com deficiência intelectual que a proponente e também voz do projeto, a audiodescritora e comunicóloga Thayana Bruno criou o audioguia.

"Queremos propor não apenas uma visita, mas a criação de um vínculo de afetividade com essas obras e essas personagens, com a nossa história e ao mesmo tempo, discutir a acessibilidade. A segregação das pessoas com deficiência dos espaços e experiências é a regra até o momento, por isso o projeto quer também suscitar o debate sobre a inclusão que precisamos buscar como sociedade", explica Thayana Bruno.

Live

Durante a live de apresentação do projeto, Thayana Bruno e a consultora em audiodescrição, Cida Leite, falarão sobre o processo de elaboração e execução do projeto, acessibilidade nos grandes centros urbanos e acesso de pessoas com deficiência ao conteúdo cultural e de entretenimento. O público também poderá fazer perguntas durante a live, que serão respondidas ainda durante a transmissão.

Cida Leite é consultora em audiodescrição (AD). Ela perdeu totalmente a visão aos 9 anos de idade e acrescenta ao projeto toda sua experiência com o tema acessibilidade e também sua sensibilidade na composição das informações fundamentais para orientação das pessoas com deficiência no material audiodescritivo.

"Projetos como este encorajam as pessoas a conhecer e reconhecer esses espaços históricos, muitas delas têm o anseio em conhecer, mas não frequentam, porque têm medo. A importância desse projeto é essa, é trazer acessibilidade física por meio da acessibilidade comunicacional", compartilha com propriedade Cida Leite.

Com linguagem e sonoridade autoral exclusivas, a proposta é alcançar o público com deficiência visual, mas não unicamente, e sem distinção de idade, já que inclusão é palavra de ordem na construção dessa ideia.

Além do lançamento do material pela Internet, uma cartilha acessível será distribuída para instituições e entidades que atendem especificamente pessoas com deficiência visual, escolas públicas, Institutos Federais e Universidades Públicas, contextualizando o recurso da audiodescrição, refletindo sobre acessibilidade de inclusão e levando informações sobre o audioguia.

O projeto também se coloca como alternativa de entretenimento cultural em momento de pandemia. Pessoas do grupo de risco ou simplesmente aquelas que querem diminuir os riscos de contágio da COVID-19 podem conhecer os monumentos sem sair de casa e construir, por meio da audiodescrição, a imagem de cada um, além de saber mais das histórias e identidades locais.

O Circuito Capital será disponibilizado para todo o público, gratuitamente, nas principais plataformas de streaming e conta com perfil oficial no Instagram e página no Facebook

Com assessoria.
Imprimir