Imprimir

Notícias / Política Cultural

Curso de Gestão Pública da Cultura oferece capacitação sobre sistemas de convênios e contratos na quarta-feira

Da Redação - José Lucas Salvani

A Ação Cultural realiza nesta quarta-feira (23), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), o seminário “Operacionalização do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos para a Cultura (Sigcon)”. O seminário busca capacitar os participantes sobre os procedimentos para a correta operacionalização do Sigcon, o sistema oficial do Estado para celebrar, executar e acompanhar a prestação de contas dos convênios e contratos feitos com órgãos públicos. 

Leia também:
Após aprender com mãe, cuiabana vende lingeries feitas à mão sob medida pela internet

As orientações durante o seminário serão repassadas pelo consultor cultural Adriano Souza, o diretor executivo da Ação Cultural, Eduardo Espíndola, e a produtora cultural Silvia Machado.

Outros dois seminários integram o conteúdo do curso de Gestão Pública da Cultura. Um deles foi realizado este mês e abordou os procedimentos para a correta identificação, captação, formalização e execução de emendas parlamentares estaduais destinadas à cultura. O próximo seminário será realizado nos dias 03 e 04 de março e irá tratar do tema Gestão do Patrimônio Cultural.

“Por meio da formação e capacitação de gestores municipais, vamos construindo uma rede sólida de conhecimento e trabalho em conjunto, uma vez que o desenvolvimento da rede produtiva da cultura e da sociedade passa pela formação, fomento e articulação”, destaca o secretário-adjunto de Cultura, Jan Moura.

O módulo será online, com transmissão ao vivo pelo YouTube, a partir das 15h, e disponibilizado gratuitamente no site para o público interessado no tema.

Curso de Gestão Pública da Cultura

A capacitação é voltada para gestores e servidores que atuam em órgãos públicos de cultura em Mato Grosso, conselheiros de políticas culturais, parlamentares e assessores. Foi iniciado em julho de 2021, e terá um total de 240 horas, divididas entre seminários e disciplinas do conteúdo programático.

Entre os conteúdos abordados no curso estão: a história das políticas públicas culturais no Brasil; execução municipal da Lei Aldir Blanc; gestão pública e dimensões da cultura; implementação do sistema municipal de cultura e elaboração de planos municipais; consultoria e acompanhamento na elaboração do plano municipal de cultura; gestão, planejamento e comunicação; captação de recursos, elaboração de projetos e editais de prêmios; cultura e a relação intersetorial, linguagens artísticas; gestão de eventos e relações institucionais.

Com assessoria.
Imprimir