Imprimir

Notícias / Turismo

Políticos e fiéis acompanham missa de aniversário de Cuiabá; (Fotos)

Da Redação - Max Aguiar

Os festejos para comemorar os 294 anos da Capital de Mato Grosso começaram logo cedo na Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. A celebração de aniversário, seguido de apresentações de cururu e siriri e chá com bolo foi acompanhada por representantes da política e cuiabana e fiéis do santo negro que também dedicam sua fé ao Senhor Bom Jesus de Cuiabá, que é o padroeiro da capital.

Grupo Olhar presenteia Cuiabá: nasce site dedicado à cultura

A celebração foi apresentada pelo bispo emérito Dom Bonifácio Piccinini e contou com a presença do senador Pedro Taques acompanhado da esposa, do prefeito de Cuiabá Mauro Mendes, presidente da Assembleia Legislativa José Riva e Presidente da Câmara João Emanuel.

Vários objetos que representam a nossa cidade, como peixe frito, manga e caju decoraram o altar da igreja. A missa começou com alvorada às 5 horas da manhã. Para p prefeito Mauro Mendes, que está tendo a oportunidade de celebrar pela primeira vez como chefe do executivo o aniversário da cidade, isso é uma realização de sonhos.

“Eu sempre sonhei com isso. Sempre quis passar por esse momento. Sei que jamais vou esquecer esse dia. A história que aqui foi escrita passou e está em nossa memória. E pensando nisso, vamos lutar cada dia mais para deixar também nossa lembrança marcada por aqui para que as próximas gerações também possam comemorar essa data e agradecer a São Benedito pela bela cidade que temos”, disse o prefeito.

O senador Pedro Taques lembrou que sua família faz parte dessa cidade desde 1720 e se orgulha de fazer parte dessa cultura do falar ‘arrastado’. “Uma mulher chamada Balbina Taques chegou nessa cidade um ano após a descoberta desse terra e hoje eu estou aqui lembrando disso e me orgulhando de fazer parte dessa terra onde a cultura é única e tem o povo mais acalorado do Brasil. Tenho orgulho de dizer chá com bolo, figa, tocera e todas outras palavras ditas pelo cuiabano”, lembrou Taques.

Após a celebração, o Grupo de siriri e cururu São Francisco se apresentou no praça de Nossa Senhora do Rosário e os fiéis puderam acompanharam uma das culturas mais antigas da cidade. Mulheres, homem e crianças cantam e tocam, segundo um dos componentes, para que jamais a cultura morrer.

Os parabéns para Cuiabá foi tocada na viola de cocho, instrumento tipicamente cuiabana, acompanhado por ganzá e mocho, outros instrumentos que compões os grupos de cururu.

A agenda de shows para comemorar o aniversário da cidade completa na noite desta segunda. A Prefeitura de Cuiabá em parceria com a Mega FM contrataram mais de 39 bandas e duplas para que o público da cidade possa festejar no Espaço Sesi Papa show nacionais por R$ 5. Todo dinheiro arrecadado no evento será trocado por alimentos que serão revertidas para instituições filantrópicas.
Imprimir